Alfabeto Fonético

Alfabeto Fonético

O alfabeto fonético utilizado na aviação é também chamado de alfabeto fonético da OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, que reúne forças militares desde a época da Guerra Fria. Foi criado na verdade pela ICAO, Organização Internacional de Aviação Civil, e hoje é padrão na comunicação em todos as partes do mundo.

As 26 palavras possuem uma pronúncia que permite que sejam compreendidas em transmissões por rádio, independentemente da nacionalidade. Apesar disso, alguns fonemas foram adaptados dependendo da língua. É o caso do termo ‘Alfa’, que é escrito com ‘f’ em alguns países ou ‘ph’ em outros. Ou ‘Juliet’ que em francês é escrito com dois ‘t’ para que não fosse lido sem o ‘te’ – os franceses leem o ‘t’ mudo como silêncio.



Curiosamente, o alfabeto usado atualmente não foi o primeiro a tentar facilitar o entendimento entre pilotos e outros militares em sua comunicação pelo rádio. A Marinha Britânica, por exemplo, já usava o termo ‘Charlie’ para designar a letra ‘c’ desde a Primeira Guerra Mundial, mas outros termos escolhidos não funcionaram em certas línguas como ‘Able’ ou ‘Baker’, que os aliados utilizaram na Segunda Guerra.

Confira cada letra e sua versão fonética:

Letras

Letra Código Pronúncia
A alfa al fa
B bravo bra vo
C charlie tchar li
D delta del ta
E echo é
F foxtrot fox trot
G golf golf
H hotel ho tel
I india in dî a
J juliett djou li ett
K kilo qui
L lima li ma
M mike maic
N november no vem ber
O oscar oss car
P papa pa pa
Q quebec qué bec
R romeo ro me ô
S sierra si e rra
T tango tan
U uniform iu ni form
V victor vic tor
W whiskey uîs qui
X x-ray ecs rei
Y yankee ian qui
Z zulu zu lu

Números

Número Código Pronúncia
0 zero ro
1 um um
2 dois dois
3 três três
4 quatro qua tro
5 cinco cin co
6 meia mei a
7 sete sé te
8 oito oito
9 nove ve