Os equipamentos do grupo BTS chegaram em Viracopos em quatro voos com cargueiros 747 (Divulgação)

Ao julgar pela quantidade e o peso dos equipamentos que banda de K-Pop BTS trouxe para o Brasil, os espetáculos do grupo sul-coreano em São Paulo, nos dias 25 e 26 de maio, serão grandiosos. O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu nesta semana 375 toneladas de aparatos do grupo musical, que chegaram ao país em quatro voo com cargueiros Boeing 747-400.

Os equipamentos da banda vieram do aeroporto JFK, em Nova York, divididos em 146 paletes aeronáuticos. O transporte do material para o Allianz Parque, onde os shows da banda serão realizados, exigiu um total de 40 carretas. Segundo a administração de Viracopos, as cargas voltam ao terminal entre nos dias 27 e 28 de maio e seguirão para o Aeroporto Doncaster Sheffield, na Inglaterra, em quatro voos.


Terminal de cargas das celebridades

Viracopos vem se consolidando nos últimos anos como o aeroporto oficial de grandes shows e eventos que acontecem no Brasil. O terminal recebeu no mês passado, por exemplo, os equipamentos de som e de iluminação de bandas que se apresentaram no festival Lollapalooza 2019, que aconteceu em São Paulo (SP). Ao todo, foram quatro voos cargueiros.

Na ocasião, desembarcaram pelo aeroporto em Campinas os equipamentos de Sam Smitish, St. Vincent, Kendrick Lamar, 21 Pilots, Interpol e Years & Year. Em outras oportunidades, o terminal no interior de São Paulo também recebeu os aparatos de show das bandas Aerosmith, Bon Jovi, Guns N’ Roses, U2, Rolling Stones, Maroom 5, Coldplay, Elton John e Justin Bieber, além da aparelhagem de festivais como Rock in Rio e SP-TRIP.

Em maio de 2018, o BTS se tornou o primeiro grupo de K-pop no topo do ranking da Billboard (Divulgação)

“Destacamos uma equipe dedicada, com anos de experiência em processamento de cargas especiais. Com uma área coberta de 50.000m², o material das bandas fica em área controlada e segura, com sistema de vigilância eletrônica e pessoal 24hs por dia, embora o processamento deste tipo de evento é muito ágil, com a maioria das cargas saindo ainda no mesmo dia de sua chegada ao Brasil”, disse o gerente de operações de carga de Viracopos, Ricardo Luize.

Uma das cargas mais célebres que desembarcou em Viracopos foram as 400 toneladas de equipamentos de show do cantor Michael Jackson, em 1993. O terminal em Campinas também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 17 anos. No ano passado, o aeroporto recebeu as aeronaves cargueiras que trouxeram 600 toneladas de equipamentos das equipes que disputaram a corrida no autódromo de Interlagos.

Veja mais: ANAC aprova concessão da Air Europa no Brasil