Viracopos recebeu mais de 9,2 milhões de passageiros em 2018, apenas uma fração de sua capacidade máxima, que pode chegar a 25 milhões de passageiros por ano (Divulgação)

Viracopos recebeu mais de 9,2 milhões de passageiros em 2018, apenas uma fração de sua capacidade máxima, que pode chegar a 25 milhões de passageiros por ano (Divulgação)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o melhor aeroporto do Brasil em 2018 nas pesquisas de satisfação de passageiros realizadas pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O anúncio do prêmio “Aeroporto + Brasil” foi realizado nessa quarta-feira (13), em Brasília (DF).

A SAC realizou quatro pesquisas trimestrais ao longo de 2018, nas quais ouviu 81.094 pessoas nos 20 principais aeroportos do Brasil. Juntos, estes 20 terminais são responsáveis por 87% do fluxo de passageiros no país, de acordo com o órgão ligado à Presidência da República. Somadas as notas de todos os períodos analisados no ano passado, Viracopos ficou em primeiro lugar. Na sequência aparecem os aeroportos Afonso Pena, em Curitiba (PR), e Confins, em Belo Horizonte (MG), pela ordem (confira a lista completa no gráfico abaixo).



Viracopos recebeu o título de melhor terminal aéreo do país ao vencer três dos quatro trimestres de 2018 na pesquisa da SAC e ficou com uma nota média de 4,71, em uma escala de 1 a 5.

A pesquisa da SAV avalia as experiências dos passageiros em diversos itens de infraestrutura, atendimento, serviços, além do desempenho de processos aeroportuários como check-in, inspeção de seguração, restituição de bagagem, entre outros.

Além do título de Melhor Aeroporto do Brasil, Viracopos também venceu o prêmio de Raio-X mais eficiente do país.

“Sem dúvida esse título inédito de melhor aeroporto do Brasil no ano de 2018 na Pesquisa de Satisfação da SAC mostra que o foco na qualidade dos serviços prestados tem sempre o reconhecimento dos clientes e passageiros”, disse Gustavo Müssnich, diretor-presidente do aeroporto de Viracopos.

“Em abril do ano passado também conquistamos o título de Melhor Aeroporto de Carga do Mundo, na categoria até 400 mil toneladas/ano. Estes prêmios demonstram que Viracopos se empenha em melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos clientes dos dois terminais”, concluiu Müssnich.

O Aeroporto de Viracopos registrou em 2018 um total de 107.627 movimentações (pousos e decolagens) de aeronaves e recebeu 9.223.074 passageiros (em embarques, desembarques e conexões). O terminal aéreo de Campinas ainda movimentou 235.324 toneladas de cargas no ano passado.

Veja mais: Embraer entregou 181 jatos comerciais e executivos em 2018