Terminal 3 de Guarulhos (foto site da Copa)

Terminal 3 de Guarulhos (foto site da Copa)

O aguardado terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos será inaugurado no próximo domingo, 11, mas a estreia será limitada a apenas três companhias aéreas, curiosamente todas pertecentes à Star Alliance. A primeira companhia a utilizar o T3 será a TAP, com o voo 93 que chegará na madrugada de domingo vindo de Lisboa. Além dela, Lufthansa e Swiss também usarão o novo píer nesse dia.

Apesar de aberto, o terminal continuará em obras. A previsão é que apenas duas ilhas de check-in estejam abertas, além de poucas lojas. A ideia é que aos poucos os serviços comecem a funcionar, assim como outras promessas da concessionária GRU Airport, como o despacho de bagagem feito pelo próprio passageiro.


Segundo o jornal Folha de São Paulo, até a Copa do Mundo, em junho, outras cinco empresas passarão a utilizar o terminal: Air China, South African, Singapore, Turkish e United Airlines. TAM, American e Delta, por exemplo, só mudarão no segundo semestre.

O novo terminal tem capacidade para 12 milhões de passageiros por ano em condições normais. Hoje, Guarulhos movimenta mais de 3 milhões de passageiros por mês, com apenas dois terminais de porte médio e mais um de pequena capacidade.