Essa é a primeira vez que o KC-390 participa de um festiva aéreo (Farnborough International Airshow)

Portugal terá cinco KC-390 e opção para uma sexta aeronave (Farnborough International Airshow)

O primeiro cliente externo do jato de transporte KC-390, da Embraer, será Portugal. A informação não é novidade afinal a força aérea do país europeu tinha praticamente aprovado a encomenda de cinco unidades do avião com opção para mais uma aeronave, porém, a confirmação do negócio veio por uma fonte pouco provável, o presidente brasileiro, Michel Temer.

Em rápida passagem por Portugal antes de seguir para a China, Temer publicou um vídeo no Twitter (veja abaixo) em que anuncia a venda. Segundo o presidente, a confirmação veio do próprio presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.



A aquisição do KC-390 pela Força Aérea Portuguesa era dada como certa depois que um conselho de ministros aprovou o negócio há alguma semanas, mas ainda é esperado o anúncio oficial entre a Embraer e o governo português. De acordo com informações do país, agora o ministro da Defesa de Portugal está coordenando os estudos para implementar a nova aeronave na frota da FAP.

Ele substituirá o C-130 Hercules, um dos mais conhecidos cargueiros militares do mundo e terá como função não apenas o transporte de cargas e soldados como também em busca e salvamento e em incêndios florestais como os que tem ocorrido no país nesse verão. A primeira unidade portuguesa do KC-390 deverá ser entregue em 2021.

Parceira da Embraer

A compra do KC-390 era aguardada há um certo tempo, afinal Portugal é um dos principais parceiros na fabricação do jato. A própria Embraer tem uma unidade no país e também é sócia da tradicional fábrica OGMA, que além de produzir componentes do KC-390 e dos jatos da família E190, presta serviços de manutenção para vários tipos de aviões.

O envolvimento no projeto e o conhecimento de suas qualidades técnicas certamente facilitaram a evolução do negócio.

Parte da fuselagem do KC-390, em construção em Alverca (OGMA)

Parte da fuselagem do KC-390, em construção em Alverca (OGMA)