A Tam recebeu recentemente seu primeiro Airbus A350 (Airbus)

A Tam recebeu recentemente seu primeiro Airbus A350 (Airbus)

A companhia aérea Tam confirmou nessa quarta-feira (20) que recebeu sinal verde da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para iniciar voos regulares entre o Brasil e a África do Sul. A ANAC alocou três frequências semanais a empresa, que ainda prepara os detalhes da operação e aguarda as últimas autorizações aeroportuárias.

Como informou a Tam, os voos para o continente africano serão operados a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo) e terão como destino Johannesburgo. A companhia ainda não informou quais aeronaves vai utilizar na nova rota.



Com a ativação da nova operação internacional, o Grupo Latam Airlines, composto pela Tam e a chilena Lan Airlines, será a única empresa aérea da América Latina com voos regulares para o continente africano. E faz algum tempo que empresas brasileiras não vooam para a África…

A última companhia nacional que voou para a África foi a Varig, hoje absorvida pela Gol. A empresa operou, entre 1985 e 1994, voos para a África do Sul e Angola com jatos Boeing 747. Mais adiante, entre 1998 e 2001, voltou a voar para Johannesburgo de MD-11.

No Brasil, autras opções para chegar à África são as seguintes companhias: Ethiopian Airlines (Etiópia), Royal Air Maroc (Marrocos), TACV (Cabo Verde), TAAG (Angola) e a Shouth African Airways (África do Sul).

Veja mais: Azul vai voar para a Europa