Boeing 777-300ER da TAM

A ANAC divulgou nesta terça-feira os dados do transporte aéreo no Brasil no primeiro semestre de 2009. A TAM continua sendo a maior companhia aérea nacional com 47,9%. No entanto, a empresa perdeu mercado já que no mesmo período do ano passado ela acumulou 49,15% de participação.

A Gol, embora tenha caído também – de 44,11% para 40,66% – perdeu menos mercado. A Webjet fechou o semestre como a 3ª maior nacional, com 4%, mas deve perder essa posição para a novata Azul, que já superou sua rival no mês de junho e tem um plano de expansão mais agressivo – a Ocean Air, 3ª maior do país em 2008, caiu para 5º lugar. Já a Trip, com a chegada de mais aeronaves, teve leve crescimento (0,95% para 1,24%) que deve se intensificar daqui para frente, após a chegada dos Embraer 175.


Panorama internacional

Em relação aos voos internacionais, a TAM ampliou seu domínio após o recuo da Varig/Gol e o fim da operação para o exterior da Ocean Air. Foram 86% de participação contra apenas 13,86% da companhia da família Constantino.