O Super STOL com pneus especiais pode pousar praticamente em qualquer superfície

O Super STOL com pneus especiais pode pousar praticamente em qualquer superfície (Foto – Just Aircraft)

Não é um helicóptero nem um caça de aterrissagem vertical, mas o simples “Super STOL” pode pousar e decolar de espaços muitos pequenos. Aeronave oferecida por dois fabricantes norte-americanos, a Wild West e Just Aircraft, o modelo vem ganhando alguma fama com ajuda de hábeis pilotos que adquiriram o avião, que pode ser montado na garagem de casa.

O Super STOL é vendido em kits pela internet e os compradores podem escolher pela versão completa equipada com motor, que pode custar até US$ 75 mil (cerca de R$ 203,3 mil), ou sem propulsor, por US$ 35 mil (R$ 95 mil), cabendo ao comprador completá-lo como quiser – é possível equipá-lo até com motor de Volkswagen Fusca.


Segundo o fabricante, a aeronave pode pousar e decolar a partir de pistas semi-preparadas de apenas 40 metros de comprimento. No entanto, alguns pilotos aventureiros, como o norte-americano Steve Henry, vêm realizando pousos e decolagens com pelo menos 1/3 desse espaço. O topo de montanhas é um dos destinos preferidos desses pilotos.

Com muita técnica e perícia, esses pilotos conseguem atingir o ponto mínimo de sustentação que aeronave suporta, em velocidades inferiores a 50 km/h. Além disso, para esses pousos é necessário que o avião possua pneus especiais, que suportam com segurança impactos em buracos e pedras. Os mais comuns são o da fabricante Alaskan Bushwheel.

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Demonstração de voo do Wild West “Super STOL”

Aviões com essa configuração são utilizados em regiões remotas com raros pontos para operar uma aeronave. O Alasca é um desses lugares e foi lá que surgiu esse conceito de aeronave, que pode em pequenos espaço planos ou mesmo ingrimes no gelo ou na margens de rios.

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O pneu mais comum usado nesses aviões são o da fabricante Alaskan Bushwheel

O pneu mais comum usado nesses aviões são o da fabricante Alaskan Bushwheel

O Super STOL (sigla em inglês para “Pouso e Decolagem Curtos”) pode levar dois ocupantes e tem um alcance de 722 km. Na configuração “top de linha”, com motor Rotax de 120 cv, a aeronave pode atingir a velocidade máxima de 195 km/h ou manter um ritmo de cruzeiro de 160 km/h. O aparelho também é extremamente leve, com apenas 340 kg vazio e 600 kg carregado, que inclui o peso dos 100 litros de combustível e ocupantes com pouca bagagem.

Outros fabricantes nos EUA também oferecem aviões STOL, como a tradicional Piper Aircraft com o PA-18 Super Cub, mas nenhum deles supera ou iguala as capacidade do Super STOL, exceto um helicóptero ou um caça de pouso vertical…

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