O Super Lynx é um dos helicópteros mais rápidos do mundo, capaz de voar a 320 km/h (Leonardo)

O Super Lynx é um dos helicópteros mais avançado e rápidos do mundo, capaz de voar a 320 km/h (Leonardo)

Voou nesta quinta-feira (28), em Yeovil, na Inglaterra, o primeiro helicóptero Super Lynx modernizado da Marinha do Brasil. A aeronave é a primeira das oito unidades que receberão os pacotes de atualizações, projetados pela Leonardo Company (antiga Finmeccanica). A entrega dos três primeiros helicópteros renovados está programada para 2018.

O processo é uma grande atualização de meia-idade dos helicópteros navais, adquiridos na década de 1990. Os modelos modernizados para o padrão “Mk21B” são equipados com novos motores, equipamentos de navegação e de missão atualizados e um novo painel (display). O processo, contratado em 2014, é avaliado em US$ 160 milhões (cerca R$ 509 milhões).

Segundo a Leonardo, a nova cabine “glass cockpit” do Super Lynx Mk21B será complementada por um conjunto de equipamentos avançados tais como navegação por satélite, sistema de aterragem por instrumento e equipamento de visão noturna. O pacote de atualização ainda inclui um novo guincho de resgate acionado eletricamente.

Helicóptero anti-submarino

A Marinha do Brasil voa com o Lynx desde 1978, ano em que recebeu o primeiro dos nove helicópteros desse tipo, desenvolvido pelo fabricante britânico Westland. Já entre 1996 e 1998, chegaram aos país o Super Lynx, a segunda geração da aeronave – a encomenda foi de 12 unidades.

O Super Lynx possui recursos para localizar e destruir submarinos (Marinha do Brasil)

O Super Lynx possui recursos para localizar e destruir submarinos (Marinha do Brasil)

O Super Lynx é considerado um dos helicópteros militares mais avançados do mundo, sobretudo para o uso de forças navais, com uma notável capacidade de realizar pousos e decolagens em pequenas embarcações. É também o dono do recorde de velocidade máxima para uma aeronave de asa rotativa: um modelo modificado alcançou 400 km/h em 1986.

Com a marinha brasileira, as principais funções do Super Lynx são operações de reconhecimento, busca e salvamento e guerra anti-submarina.

O Super Lynx foi projetado para operar a partir de embarcações (Marinha do Brasil)

O Super Lynx foi projetado para operar a partir de embarcações (Marinha do Brasil)

Fonte: Poder Aéreo

Veja mais: EUA quer testar Super Tucano em combate real