Solar Impulse

Após cinco anos de desenvolvimento e pesquisa, o ambicioso projeto do aventureiro Bertrand Piccard será apresentado ao público no próximo dia 26. Estamos falando do Solar Impulse, uma aeronave movida a energia solar que pretende dar a volta ao mundo sem nenhuma parada.

O desafio não é nada simples. Piccard, que tentou dar a volta ao mundo num balão há alguns anos, precisou criar um avião gigantesco, que tem a mesma envergadura de um Airbus A330, mas pesa o mesmo que um automóvel – apenas 1 600 kg – e tem motores com a potência de uma pequena moto.


Solar Impulse

As asas e estabilizadores horizontais, por exemplo, são todas cobertas por células solares que captarão a energia elétrica utilizada pelos quatro minúsculos motores. O grande problema, no entanto, será a fase em que o HB-SIA, como é chamado o aparelho, voará à noite. Para isso, quatro baterias de lítio serão necessárias para armazenar eletricidade enquanto não há captação do Sol.

Solar Impulse

Como só é capaz de voar a 70 km/h, o Solar Impulse levará cerca de 36 horas para dar a volta no globo terrestre. O primeiro voo de teste está previsto para o final deste ano, mas a equipe de Bertrand Piccard ainda não divulgou a data da primeira tentativa de bater o recorde.