O Boeing 747-400 é um dos aviões disponíveis no X-Plane 11 (Divulgação)

O Boeing 747-400 é um dos aviões disponíveis no X-Plane 11 (Divulgação)

A 11º edição do X-Plane, considerado o mais completo simulador de voo para computadores, chegou ao Brasil nesta semana. O game (se é que podemos chamá-lo dessa forma…), desenvolvido pela empresa de softwares norte-americana Laminar Research, é distribuído no mercado brasileiro pela Boxware, nas versões para PC e Mac.

O nível de realidade oferecida no simulador é surpreendente, tanto que ele pode ser utilizado como modelo de voo por organizações de aviação comercial. Nos Estados Unidos, o tempo gasto “brincando” no software vale como horas de voo para pilotos. Até a NASA utiliza o X-Plane para simulações de voos em Marte.

“O X-Plane 11 é uma verdadeira evolução em jogos de simulação imersiva em computadores. É fruto de muito trabalho e dedicação da Laminar Research, cujo fundador, o lendário Austin Meyer, cuida pessoalmente de todos os detalhes do produto. Ele está sempre antenado com o que a comunidade global X-Plane mais deseja e coloca tudo isso em prática, com sua equipe, a cada atualização do produto”, afirma João Domingues, CEO da Boxware.

A nova edição do X-Plane traz evoluções de interface, mais aeronaves com cockpits detalhados e fieis aos modelos originais, novos cenários  com mais de 3 mil aeroportos, efeitos climáticos e atmosféricos atualizados, além de tutoriais. O software está disponível no mercado desde 1993.

O X-Plane 11 em português roda em Windows e Mac e está disponível em DVD, com oito mídias, com preço sugerido de R$ 229,90. O programa pode ser encontrado em lojas especializadas em aviação, game stores, e-commerces e revendas que integram a rede de canais da Boxware. A pré-venda está sendo realizada pela rede Saraiva e a loja Bianch Pilot Shop.

Veja mais: Boeing inicia produção do 737 MAX 7