O R66 é o helicóptero mais sofisticado da Robinson, o único da empresa com motor turboshaft (Divulgação)

O R66 é o helicóptero mais sofisticado da Robinson, o único da empresa com motor turboshaft (Divulgação)

A Robinson Helicopter Company alcançou no final de 2016 a marca de 12.000 helicópteros produzidos desde sua fundação, em 1973. Segundo comunicado da fabricante divulgado somente neste mês, a linha de montagem em Torrance, no estado da California, nos Estados Unidos, chegou ao número expressivo ao completar a montagem de um R66, o helicóptero “top de linha” da marca.

“Foi uma ótima maneira de terminar o ano”, celebrou Kurt Robinson, presidente da Robinson e filho de Frank Robinson, fundador da empresa. O helicóptero número 12.000 da Robinson foi encomendado pela Fly Karoo Air, empresa de voos fretados e turísticos da África do Sul. A fabricante norte-americana é atualmente a maior do mundo no segmento de helicópteros civis.



Helicópteros acessíveis

O R22, produzido desde 1979, é o principal produto da Robinson, com mais de 4.600 unidades produzidas. Com cabine para duas pessoas e baixo custo de operação e manutenção, o modelo se tornou um dos mais populares em escolas de pilotagem. O menor helicóptero da fabricante californiana, avaliado em US$ 270 mil (cerca de R$ 840 mil), é impulsionado por um motor Lycoming quatro cilindros a combustão de 124 hp, que permite a aeronave alcançar a velocidade máxima de 189 km/h.

O segundo modelo da empresa, em ordem de preço e capacidade, é o R44, também com motor Lycoming a combustão, mas desta vez seis cilindros e com 245 hp. O aparelho, produzido desde 1990, tem capacidade para quatro ocupantes (sendo um ou dois tripulantes), e nos últimos anos vem despontando no mercado de transporte executivo, voos turísticos e até para coberturas jornalisticas. A aeronave, capaz de voar a 240 km/h, custa US$ 425 mil (R$ 1,3 milhão).

Terceiro produto da linha Robinson, lançado em 2007, o R66 (também conhecido como “R66 Turbine”) foi o primeiro modelo da empresa com propulsão a turbina (motor turboshaft Rolls-Royce). O modelo é basicamente um R44 com motor diferente e mais potente (270 hp), o que aumenta sensivelmente o desempenho em voo: tem velocidade máxima de 259 km/h e maior autonomia (601 km contra 540 km do R44). Custa US$ 869 mil (R$ 2,6 milhões).

Nota do editor: Os preços citados são os praticados nos EUA.

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