Primeiros exemplares do HondaJet

Primeiros exemplares do HondaJet

Em seu longo período de maturação, o HondaJet atingiu um patamar importante para, enfim, entrar em operação. A Honda anunciou em meio a feira EBACE, em Genebra,que o primeiro HondaJet de produção está pronto para os primeiros testes de solo.

O jato executivo acaba de receber os primeiros motores fornecidos pela GE e deve iniciar a fase de testes de solo no mês que vem. A ideia é que o aparelho realize seu primeiro voo no início do 2º semestre. A Honda tem ainda outros quatro jatos montados e deve chegar a 10 aeronaves até o final de junho. A empresa agora espera pela certificação da FAA para, enfim, entregar o primeiro exemplar no começo de 2015.


Veloz e inusitado

O HondaJet é um jato executivo que promete se transformar no mais veloz em sua categoria. Uma das suas características únicas é a posição dos motores, montados em suportes por cima das asas. Graças a isso, a eficiência aerodinâmica é superior a outras configurações, segundo a marca. No entanto, problemas com acúmulo de gelo atrasaram a certificação do avião.

A Honda iniciou o projeto do HondaJet há pouco mais de 10 anos e teve alguns protótipos em testes. A ideia original era que o jato executivo para até seis passageiros entrasse em operação no início desta década, mas o programa atrasou e a empresa preferiu testar o aparelho por mais tempo para reduzir riscos.

O HondaJet será produzido nos Estados Unidos, numa nova fábrica em Greensboro, na Carolina do Norte.

Linha de montagem do HondaJet

Linha de montagem do HondaJet