O primeiro A320 americano será entregue a companhia Spirit Airlines (Airbus)

O primeiro A320 americano será entregue a companhia Spirit Airlines (Airbus)

O primeiro Airbus A320 construído nos Estados Unidos, a casa da Boeing, completou nessa terça-feira (15) seu voo inaugural. A aeronave, prefixo N650NK, foi montada na fábrica do grupo europeu em Mobile, no estado do Alabama, em operação desde setembro de 2015.

Como explicou a fabricante, o voo de teste durou quatro horas, durante o qual foram realizados testes de sistemas, motores e desempenho estrutural. A aeronave, segundo a Airbus, em breve será incorporada à frota da companhia aérea norte-americana Spirit Airlines.

Até a presente data, a fábrica da Airbus nos EUA já produziu 36 unidades do jato A321, o maior modelo da família A320, todos destinados a empresas norte-americanas, como American Airlines, Delta e JetBlue.

A Airbus ainda planeja, até o final deste ano, construir na fábrica em Mobile a nova família de jatos A320neo, que já é produzida na Europa – os modelos produzidos nos EUA são da geração “CEO”.

Apesar de já estar em funcionamento, a fábrica da Airbus nos EUA ainda não foi finalizada. Segundo o grupo, essa meta deve ser alcançada somente em meados de 2019. Com a planta concluída, a linha de montagem terá capacidade para produzir 60 aeronaves da série A320 por mês.

Veja mais: Airbus produz primeiro avião nos EUA