O Atlântico foi incorporado pela Marinha do Brasil em junho de 2018 (Divulgação)

Principal embarcação da Marinha do Brasil, o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico poderá ser visitado pelo público neste final de semana no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, das 13h30 até 17h. A visitação é gratuita, informou a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).

O navio ficará atracado no Cais da Marinha, localizado entre os armazéns 27 e 29 do porto. O acesso dos visitantes será feito no próprio local.


Com a desativação do porta-aviões São Paulo em novembro de 2018, o PHM Atlântico com seus 203 metros de comprimento e 21.578 toneladas de deslocamento (com carga máxima) assumiu o posto de maior embarcação da esquadra brasileira. O navio foi adquirido da Royal Navy (marinha britânica) por cerca de RS 380 milhões e foi incorporado pela Marinha do Brasil em junho de 2018.

Segundo a marinha brasileira, o Atlântico pode armazenar até 18 helicópteros no convés inferior e transportar 800 militares durante as operações. O navio foi projetado para navegar a velocidade máxima de 18 nós (33,3 km/h) e tem um raio de ação de 8.000 milhas náuticas (14.816 km).

Essa será a segunda passagem do porta-helicópteros por Santos. O navio esteve na cidade em novembro do ano passado, ocasião em que o Airway pode conhecê-lo de perto.

Veja mais: Embraer entrega primeiro KC-390 à Força Aérea Brasileira