Essa é a primeira vez que o KC-390 participa de um festiva aéreo (Farnborough International Airshow)

Essa é a primeira vez que o KC-390 participa de um festiva aéreo (Farnborough International Airshow)

Nem Boeing, nem Airbus. A fabricante que mais levou novidades para o festival aéreo de Farnborough, na Inglaterra, foi a Embraer! A empresa brasileira realizou nesse final de semana a estreia internacional da nova geração do jato comercial E190-E2 e o cargueiro militar KC-390.

O KC-390 já estava na Europa desde a semana passada, onde foi apresentado em Portugal, e em seguida voou para o festival britânico, um dos maiores eventos de aviação no mundo. Ainda neste mês, o novo avião militar da Embraer ainda vai realizar um tour por países no continente europeu, Oriente Médio e norte da África, em busca de potenciais clientes.


O protótipo da aeronave, que poderá ser utilizada em missões de transporte tático e reabastecimento aéreo, entre outras funções, está na fase final de certificação, o que abre caminho para a entrega das primeiras unidades de série – o cliente lançador do KC-390 será a Força Aérea Brasileira, que deve receber os primeiros aparelhos a partir de 2018.

Já o primeiro protótipo do E190-E2 realizou sua primeira travessia oceanica menos de 45 dias após seu voo inaugural. A viagem da aeronave até Farnborough levou 12 horas e 40 minutos: o avião partiu de São José dos Campos e realizou escalas de abastecimento no Recife e na Ilha do Sal, no arquipélago de Cabo Verde, próximo à costa da África.

“O voo foi muito tranquilo e ocorreu conforme o planejado. Cruzar o Atlântico nesta fase da campanha de ensaios em voo é uma grande demonstração da maturidade E190-E2, e mostra que estamos no caminho certo para um programa muito bem-sucedido”, disse Luís Carlos Affonso, Vice Presidente de Operações da Embraer Aviação Comercial.

Além do E190-E2, a Embraer também trabalha nos novos modelos E175 e E195 (Embraer)

Além do E190-E2, a Embraer também trabalha nas novas gerações do E175 e E195 (Embraer)

Segundo a Embraer, o primeiro protótipo do E190-E2 já acumula um total de 59 horas em 23 voos realizados desde o voo inaugural, em 23 de maio deste ano. Além da campanha de ensaios em voo, o programa também acumulou 18 mil horas em bancadas de testes. Após a apresentação, a aeronave retornará ao Brasil para continuar a campanha de certificação.

Outros destaques da fabricante brasileira no festival britânico é o Legacy 500, o jato executivo mais recente da Embraer, e o avião de ataque leve Super Tucano, modelo que vem encontrando boa aceitação no mercado exterior, como no Afeganistão, onde vem sendo utilizado em ofensivas bem sucedidas contra posições do Estado Islâmico.

A exposição dos produtos na Inglaterra é a maior apresentação já realizada pela Embraer em sua história durante um festival aéreo. O Farnborough International Airshow recebe o público até o próximo domingo (17).

Veja mais: Embraer KC-390 realiza primeiro lançamento de paraquedistas