O Praetor 500 tem alcance intercontinental de 6.186 km (Embraer)

A Embraer recebeu nesta terça-feira (13) a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o novo jato executivo Praetor 500, agora liberado para ser entregue a clientes no Brasil. A cerimônia de entrega do certificado foi realizado na Labace, a maior feira de aviação executiva da América Latina, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O Praetor 500 foi lançado no final do ano passado durante a NBAA-BACE, em Las Vegas, junto do Praetor 600, modelo certificado em maio pela ANAC e logo em seguida pelas agências de aviação civil dos Estados Unidos (FAA) e Europa (EASA).


“A certificação do Praetor 500 é uma realização que nos dá ainda mais motivo para celebrarmos os nossos 50 anos de história. Essa aeronave revolucionária é um tributo ao compromisso das nossas equipes à excelência e uma prévia do pioneirismo que a Embraer irá realizar ao longo dos próximos 50 anos. É com muita satisfação que anunciamos que já realizamos vendas do Praetor 500, inclusive no Brasil”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.

Desenvolvidos a partir do Legacy 450 e Legacy 500, os modelos da série Praetor são os jatos executivos da categoria “super médio” com maior autonomia do mercado. De acordo com a Embraer, o Praetor 500 tem alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) em velocidade de cruzeiro de 863 km/h (com quatro passageiros) e pode decolar com peso máximo a partir de pistas com apenas 1.287 metros de comprimento. Para um voo de 1.000 milhas náuticas (1.852 km), a aeronave pode alçar voo de pistas com somente 867 m.

A cabine do Praetor 500 pode ser configurada para receber até nove passageiros (Embraer)

Tal performance permite ao Praetor 500 realizar voos sem paradas na América do Norte, de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York. A aeronave também se conecta a costa oeste dos EUA à Europa e à América do Sul, de Los Angeles à Londres ou a São Paulo, com uma só parada.

O Praetor 500 também é o único jato de sua categoria que possui cabine de piso plano com 1,80 metro de altura, piso de pedra e toalete a vácuo. Outros recursos da aeronave são os controles 100% computadorizados (full fly-by-wire) e o sistema de redução ativa de turbulência em voo, tecnologias que segundo a Embraer tornam o voo mais confortável e eficiente.

Outra exclusividade da aeronave é o sistema de internet via satélite por meio de banda Ka da Viasat, com velocidades de até 16Mbps e IPTV.

A Embraer ainda não informou quando o primeiro Praetor 500 será entregue. O novo jato é avaliado em cerca de US$ 16,9 milhões.

Veja mais: Gulfstream entrega primeiro jato executivo G600