Boeing NewGen Tanker

A escolha do avião-tanque que sucederá o famoso KC-135 teve mais um capítulo polêmico nesta semana. A Northrop anunciou a pouco que desistiu de participar da concorrência KC-X da Força Aérea dos Estados Unidos. E foi dura ao explicar a razão. Para ela, a USAF modificou os requerimentos para beneficiar o aparelho oferecido pela Boeing.

A concorrência KC-X chegou a ter como vencedor o avião oferecido pela Northrop em parceria com a EADS – uma versão militar do Airbus A330 -, mas o Pentágono voltou atrás e mudou os requerimentos, colocando a Boeing novamente na disputa com sua versão do 767.


A Northrop diz que o avião oferecido pela Boeing é menor e mais caro de operar, mas que isso não está sendo considerado pela USAF. Já a Boeing divulgou hoje novas imagens do NewGen Tanker e reafirmou que seu projeto é mais moderno que o da concorrente e que ela é a única empresa que já produziu com sucesso as lanças de reabastecimento, o sistema adotado pela USAF. Para alfinetar os europeus, a Boeing ainda lembrou que seu avião gerará mais empregos que o Airbus, obviamente.

O prazo para apresentação das propostas vai até o dia 24 de maio e não se sabe ainda se a EADS entrará sozinha na concorrência.

Boeing NewGen Tanker