(NASA)

A lista divulgada pela NASA inclui astronautas com vasta experiência e iniciantes (NASA)

A NASA apresentou ao mundo nesta sexta-feira (3) os astronautas norte-americanos que voarão nas primeiras espaçonaves comerciais americanas para a Estação Espacial Internacional. Os novos veículos da SpaceX e Boeing devolverão à agência espacial norte-americana a capacidade de enviar astronautas ao espaço, algo que não é feito nos Estados Unidos desde 2011 após a aposentadoria dos ônibus espaciais.

“Hoje, os sonhos de maiores realizações do nosso país no espaço estão ao nosso alcance”, disse o administrador da Nasa, Jim Bridenstine. “Esse talentoso grupo de astronautas americanos, voando em novas espaçonaves desenvolvidas por nossos parceiros comerciais Boeing e SpaceX, lançará uma nova era de voos espaciais tripulados. O anúncio de hoje avança nossa grande visão americana e fortalece a liderança do país no espaço.”


A agência designou um grupo de nove astronautas para tripular o primeiro voo de teste e as missões CST-100 Starliner, da Boeing, e a Crew Dragon, da SpaceX. A NASA, porém, ainda não divulgou as datas dos lançamentos.

“Os homens e mulheres que designamos para esses primeiros vôos estão na vanguarda desse novo momento emocionante para voos espaciais tripulados”, disse Mark Geyer, diretor do centro espacial da NASA em Houston. “Será emocionante ver nossos astronautas decolarem de solo americano e não podemos esperar para vê-los a bordo da Estação Espacial Internacional.”

Tripulantes adicionais serão designados pelos parceiros internacionais da NASA em uma data posterior, informou a agência – o Brasil foi excluído desse grupo em 2007.

O Starliner é projetado para transportar até sete astronautas (Boeing)

O Starliner é projetado para transportar até sete astronautas (Boeing)

Cada uma das empresas selecionadas fará um voo de teste até o espaço antes de iniciarem suas jornadas em direção à estação espacial. Depois que a Boeing e SpaceX concluírem com sucessos seus ensaios de voo, a agência espacial iniciará o processo final de certificação das espaçonaves e seus sistemas para missões regulares. A NASA contratou seis missões, com até quatro astronautas, para cada companhia.


A espaçonave Starliner será lançada a bordo do foguete descartável Atlas V, desenvolvido pela United Lauch Alliance, uma joint-venture entre a Boeing e a Lockheed Martin. Já a Crew Dragon será transportada até o espaço pelo foguete reutilizável Falcon 9, da SpaceX.

A Crew Dragon também tem capacidade para levar sete astronautas (SpaceX)

A Crew Dragon também tem capacidade para levar sete astronautas e tem a vantagem de ser reutilizável, assim como os foguetes da SpaceX (SpaceX)

De acordo com a NASA, a nova capacidade de voos espaciais fornecida pela Boeing e SpaceX permitirá manter uma tripulação de sete astronautas na estação espacial, “maximizando a pesquisa científica que leva a avanços e também ajuda a entender e a mitigar os desafios do voo espacial de longa duração”.

A NASA e seus parceiros dependem atualmente da agência espacial russa para enviar astronautas até Estação Espacial Internacional. O veículo usado atualmente é a nave Soyuz.

Veja mais: NASA avança em projeto de avião comercial supersônico