Motor TP400

A Airbus voou ontem (17) pela primeira vez o turbohélice Europrop International TP400 que motorizará o futuro jato transportador A400M, durante ensaio que durou 1 hora e 15 minutos. Um único exemplar do motor foi instalado na asa esquerda na posição interna de uma aeronave bancada de testes Lockheed Martin C-130K.
A aeronave partiu de Cambridge no Reino Unido com pouso perfeito na sequência. A divisão militar da Airbus disse que os testes envolveram aceleração com empuxo máximo equivalente ao C-130 com seus Rolls-Royce Allison T56, entretanto o novo motor é capaz de desenvolver o dobro da potência. A TP400 respondeu aos testes em várias configurações de vôo da aeronave com velocidades de 305km/h a altitude de 2.440m.

“Este foi o primeiro passo da abertura do envelope na aeronave”, disse a Airbus Military. “Isso permitirá o progresso em direção à realização de aproximadamente 50 horas de testes de vôo planejando conseguir a maturidade motor”.
A Airbus disse que o novo motor estará apto a voar no A400M uma vez em que ele alcançar um estado “satisfatório”.
“Este e os subseqüentes vôos irão nos tranqüilizar quanto a performance do novo motor, como sua eficiência e um ambiente real de vôo”, disse o chefe do programa A400M, Rafael Tentor.