O primeiro A380 a estrear voos comerciais está estacionado na França, à espera de um novo operador (Tarmac Aerosave)

O primeiro A380 a estrear voos comerciais está estacionado na França, à espera de um novo operador (Tarmac Aerosave)

Mais um Airbus A380 foi armazenado em fevereiro. O jato, que era operado pela companhia aérea Singapore Airlines, de Cingapura, agora está aos cuidados da Tarmac Aerosave, especializada no armazenamento, manutenção e desmantelamento de aeronaves. Esse é o segundo A380 guardado pela empresa, que fica baseada em Tarbes, no sul da França – o primeiro modelo foi armazenado em novembro de 2017.

A aeronave, com número de série MSN005 (foi o quinto A380 a deixar a linha de montagem), entrou em operação com a Singapore em 2008. O modelo era operado pela companhia asiática sob regime de leasing e não teve seu contrato renovado: a aeronave pertence ao grupo alemão Dr. Peters, que aluga aviões comerciais para companhias aéreas.



Segundo a Tarmac, o A380 está armazenado “em condições de voo”, o que significa que a Dr. Peters está em busca de um novo operador – a vida útil de um A380 é estimada em 30 anos. O armazenamento nessas condições permite o retorno da aeronave aos céus em dois ou três dias. Antes disso acontecer, porém, a aeronave terá todo seu interior reformulado, assim como sua pintura, obedecendo os critérios do cliente, se ele de fato surgir.

A mesma empresa de armazenamento de aeronaves ainda tem um contrato para receber outros dois A380 que pertencem a Dr. Peters e que atualmente estão em operação com a Singapore.

A Tarmac Aerosave vem renovando sua instalação na França para receber mais jatos de grande porte como o quadrimotor da Airbus. Ao todo, a empresa planeja ter espaço para armazenar até nove jatos como o A380 até 2020.

Em outra ocasião, a Dr. Peters já admitiu que pode acabar desmontando as aeronaves que não forem alugadas novamente e vender seus componentes. Ao todo, a empresa é dona de nove A380.

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