O AG600 será um importante instrumento de apoio às ilhas artificiais que a China (Xinhua)

O AG600 será um importante instrumento de apoio às ilhas artificiais que a China vem criando no Pacífico (Xinhua)

A fabricante AVIC, da China, completou com sucesso no domingo (24) o primeiro voo com o AG600, o maior avião anfíbio da atualidade. A aeronave, projetada para operar em terra firme ou na água, decolou do aeroporto de Zhuhai e o voo durou 64 minutos. De acordo com o fabricante, o teste em voo serviu para avaliar os controles básicos do modelo.

O voo inaugural do AG600 foi um alívio para a AVIC, que vem desenvolvendo a aeronave há quase 10 anos. Segundo o cronograma original do fabricante, o primeiro voo do modelo anfíbio era planejado para 2015, ao passo que entregas começariam no ano seguinte. O novo avião chinês, no entanto, ainda não tem uma data definida de estreia.



O AG600 é um dos “três grandes projetos de aeronaves” aprovados pelo governo chinês, que também investe no cargueiro militar Y-20, desenvolvido pela Xi’an, e o jato comercial C919, da COMAC.

Diferentemente do Y-20 e o C919, que utilizam uma série de itens importados, o avião anfíbio da AVIC é o que possui mais peças e sistemas desenvolvidos na China. Segundo o fabricante, cerca de 98% do projeto é composto por componentes desenvolvidos localmente, inclusive os motores turbo-hélice Dongan WJ-6.

A categoria do AG600 também é conhecida como “Flying Boats” (Barcos Voadores). A principal característica desse segmento é a parte inferior da fuselagem do avião com formato semelhante ao casco de um barco.

E o novo avião da AVIC é um barco voador e tanto: a aeronave tem 36,9 metros de comprimento por 38,8 m de envergadura e pode decolar com peso máximo de 53.500 kg. Tal porte (exceto pelo peso máximo de decolagem) é semelhante ao de um Boeing 737-700, como os usados pela companhia aérea Gol.

O barco voador chinês também apresenta bons números de desempenho. Segundo a AVIC, o aparelho é projetado para voar a velocidade máxima de 570 km/h a 10.500 metros de altitude e tem autonomia para percorrer até 10.500 km.

Por que um avião anfíbio tão grande?

O AG600 é desenvolvido para voar nas mãos de civis ou militares. Conforme dados do fabricante, o avião pode transportar 50 passageiros ou então embarcar 12 toneladas de cargas. Essa capacidade é mais do que bem-vinda para o abastecimento e operações logísticas das polêmicas ilhas artificiais que a China vem erguendo na região do Mar do Sul da China.

A parte inferior da fuselagem do AG600 é como o casco de um barco (Xinhua)

A parte inferior da fuselagem do AG600 é como o casco de um barco (Xinhua)

Outras funções importantes do avião anfíbio chinês serão missões de busca e resgate e a capacidade de combater incêndios. Para atuar nessa tarega, o AG600 será equipado com um sistema capaz de bombear mais de 12.000 litros de água para reservatórios na aeronave em apenas 20 segundos.

A AVIC já recebeu 16 encomendas pelo AG600, todas oriundas da China. O fabricante, porém, ainda não divulgou a identidade dos futuros operadores da aeronave.

Soviéticos já foram mais longe

O AG600 é o maior avião anfíbio da atualidade, mas não o maior de todos os tempos que já voou. Esse título pertence ao Beriev A-40 Albatros, projeto iniciado nos tempos da antiga União Soviética e cujo retorno vem sendo cogitado pelo governo russo nos últimos anos.

O retorno do Beriev A-40 vem sendo cogitado na Rússia (Yevgeny Pashnin)

O retorno do Beriev A-40 vem sendo cogitado na Rússia nos últimos anos (Yevgeny Pashnin)

O Albatros voou pela primeira vez em 1986, mas o projeto acabou suspenso após o colapso da União Soviética, em 1991. A aeronave, porém, deixou sua marca na história da aviação e estabeleceu 140 recordes em sua categoria, entre eles a de avião anfíbio mais rápido do mundo com a marca de 800 km/h e de maior porte nesse nicho

O A-40 mede 43,8 metros de comprimento por 41,6 m de envergadura de asas. Já seu peso máximo de decolagem fica em torno de 86.000 kg. Diferentemente do AG600, o avião anfíbio da Beriev foi projetado para operar como avião de guerra anti-submarino.

Nota do editor: vale lembrar que um avião anfíbio é diferente de um hidroavião, que só pode operar a partir da água.

Veja mais: Primeiro e único voo do gigante Spruce Goose completa 70 anos