(Divulgação)

O PC-24 presidencial da Suíça será utilizado principalmente em viagens pela Europa (Divulgação)

O governo da Suíça recebeu nessa segunda-feira (18) seu novo avião presidencial, um modelo PC-24 produzido pela fabricante local Pilatus Aircraft. A aeronave foi entregue em uma cerimônia na sede da empresa, em Berna, com a presença do presidente Ueli Maurer. O jato, encomendado em 2014, substitui o Cessna Citation Excel usado anteriormente para voos governamentais.

A aeronave presidencial da Suíça é 21° modelo PC-24 entregue pela Pilatus – a primeira entrega foi realizada em fevereiro de 2018. O jato governamental será operado pela força aérea suíça com a matrícula militar T-786.


“Estou feliz que o governo suíço tenha optado por um produto suíço e viajará a bordo do PC-24, o novo “Swiss Air Force One”, no futuro! Esta escolha envia um sinal muito importante para o nosso novo jato executivo. Estou confiante de que outros governos adotarão o PC-24 quando virem as oportunidades incomparáveis ​​e a flexibilidade que ele oferece ”, comentou o presidente da Pilatus, Oscar J. Schwenk.

Jato executivo utilitário

Um dos principais objetivos da Pilatus durante o desenvolvimento do PC-24, e também o elemento de maior complexidade e inovação do projeto, foi incorporar parte das características e capacidades do versátil turbo-hélice PC-12 no modelo com motores a jato.

(Divulgação)

O presidente da Suíça, Ueli Maurer, cumprimenta Oscar J. Schwenk, presidente da Pilatus (Divulgação)

Seguindo essa linha, a fabricante incluiu a opção de uma porta de carga no PC-24, praticamente igual a do PC-12, e também projetou a aeronave para operar a partir de pistas não pavimentadas, o que representa um enorme desafio para um avião com motores a jato, mais sensíveis a detritos e poeira.

O PC-24 pode voar a velocidade máxima de 815 km/h e tem autonomia de 2.200 km (Pilatus)

Já viu um jato executivo pousar em pistas de terra? O PC-24 pode fazer isso (Divulgação)

Veja mais: Fim do A380 abre espaço para novo “super avião” da Airbus