O novo bombardeiro B-21 e algumas das sugestões para batizá-lo

O novo bombardeiro B-21 e algumas das sugestões para batizá-lo

“Mecca Wrecka” (algo como Meca destruída), “Death Star” (estrela da morte), Bomber McBombface e até Chuck Norris foram algumas das sugestões enviadas para o concurso que a Força Aérea dos Estados Unidos promoveu nos últimos meses para escolher a denominação do futuro bombardeiro Northrop Grumman B-21. Parece brincadeira, mas não é. Entre os 2,1 mil nomes enviados pelos participantes, numa iniciativa rara do governo, de abrir ao público a escolha normalmente feita pelos próprios militares, figuravam nomes ofensivos, piadas e, claro, propostas com ligações históricas com a atuação do país em conflitos, geralmente as que foram levadas a sério.

A lista completa das sugestões foi obtida pelo site americano “War Is Boring” (A guerra é chata) que fez uso da artigo que permite aos cidadãos americanos acessar dados confidenciais por meio do Ato de Liberdade de Informação. Como se sabe, o nome escolhido foi “Raider”, numa homenagem ao grupo de tripulantes Doolittle Raiders, que executou a perigosa missão de atacar o Japão com bombardeiros de terra decolando de um porta-aviões no Pacífico e sem combustível para retornar.


Da imensa lista, os oficiais da USAF separaram 15 nomes que foram avaliados por uma comissão, alguns que teriam feito jus ao projeto: Boomerang, Ghost, Horizon, LeMay, Liberator II, Mitchell II, Night Fury, Phoenix, Raider, Shadow Fortress, Stingray, Valkyrie, Victory, Wraith e Zeus II.

Liberator, Mitchell, Valkyrie são homenagens a antigos aviões, que por sua vez em alguns casos também eram batizados como sobrenomes de membros da força aérea. Já o nome “Boomerang” certamente foi inspirado no formato de asa voadora do B-21. “Shadow Fortress” poderia ter sido uma opção interessante ao resgatar a “fortaleza” do passado, usada em aviões como o B-17 e B-52.

Meme McFace

Mas a lista de nomes engraçados e curiosos é bem maior. Uma das opções mais comuns foi repetir um meme surgido no início do ano quando alguém resolver sugerir que um navio inglês fosse batizado com o nome “Boaty McBoatFace”. A brincadeira obviamente se replicou no concurso com nomes como Bomber McBombface, Plane McPlaneface ou Stealthy McStealthface.

Outra ‘categoria’ foi a de sugerir nomes ligados ao cinema e a cultura. Além do lutador e ator Chuck Norris (que serviu na USAF, a propósito), referências a Star Wars não faltaram (Death Star, Millenium Falcon, C-3PO) e ao filme Top Gun (Danger Zone, música da trilha sonora, por exemplo) ou até “Bird of Prey”, a nave klingon de Star Trek (que não por acaso é ‘invisível’).

Não faltou também quem ironizasse o candidato republicano Donald Trump, conhecido pela agressividade dos discursos. E o formato triangular do avião também motivou nomes como “Doritos”, “Cheetos” e Baconator (um salgadinho vendido na rede Wendy’s). E não faltaram, claro, as denominações meio que óbvias associando termos como “black”, “dark”, “freedom” ou “shadow” com algum nome que demonstrasse força – como “destroyer”, “Sentinel” ou “Hawk”.

Mas os ‘recados’ estão entre os mais hilários:

“Hole In The Sky To Throw Money Into” (Buraco no céu para desperdiçar dinheiro)
“Our national debt” (Nossa dívida nacional)
“DronesRBetterButWeLikeWastingMoneySo…” (Drones são melhores, mas nós gostamos de desperdiçar dinheiro, então…”)

Ah, sim, é bom lembrar que havia limite de caracteres…

Veja a seguir outros nomes curiosos que constam da lista:

911 Peacekeeper
Alien Interceptor
American Eagle (o que a companhia homônima acharia disso?)
Angry Bird
Another waste of taxpayer money (outro desperdício de dinheiro público)
Bacon Double Cheeseburger
Badasswhoopass (hum, digamos, que seria algo como o “fod…”)
BLADERUNNER
Budget Overrun (estouro de orçamento)
chupacabra (teria sido algum brasileiro?)
D.E.A.T.H. (Deterring Ememies Around The Hemisphere) (Impedindo inimgios em volta do hemisfério, ou seja, sigla forçada para combinar com ‘morte’ em inglês)
Do We Really Have The Funding For This (Existe realmente dinheiro para isso)
Destructor The Magnificent
DONALD J. TRUMP
Enterprise
Fundsucker (sugador de recursos)
Godzilla
Humanitarian Aid (ajuda humanitária)
Hulk
Jedi Skywalker
Kenny Loggins (compositor de músicas de Top Gun)
La Bomba
Meme Machine
McLovin (personagem do filme Superbad)
Ninja
Princess Sparkle Pony (personagem do desenho My Little Pony)
Property of George Soros (propriedade do especulador americano)
Rainbow dash (outro personagem de My Little Pony)
Rambo
Scar from Lion King
SURPRISE
Taxslayer (assassino de impostos)
The Bombinator 🙂
The Dorito
The Mockingbird (Jogos Vorazes?)
The Velociraptor
Toothless (sem dente)
Trump Bomber (bombardeiro de Trump, candidato à presidência dos EUA)
Waste of money (desperdício de dinheiro)
Wolverine
You won’t believe how much this cost you in taxes (você não vai acreditar como isso custa em impostos)
YouThinkWeWastedMoneyOnTheF35,hahahahahaha!!! (você pensou que havia desperdiçado dinheiro no F-35, caça que custou uma fortuna)
ZORRO

Veja mais: Quando o Brasil quis comprar o supersônico Concorde