O "Ed Force One" vai levar toda equipe da banda e mais 12 toneladas de equipamentos (Imagem - Iron Maiden)

O “Ed Force One” vai levar toda equipe da banda e mais 12 toneladas de equipamentos (Iron Maiden)

A banda de heavy metal Iron Maiden anunciou que vai realizar sua turnê mundial em 2016 com o auxílio de um Boeing 747-400 customizado. Esse será o segundo “Ed Force One”, título que combina o nome do mascote da banda, Eddie The Head, com a designação do avião presidencial dos Estados Unidos, Air Force One. Nos tour de 2008 e 2011, o grupo viajou a bordo de um 757-200 também decorado e conduzido pelo vocalista Bruce Dickinson.

O Jumbo do Iron Maiden vai viajar para seis continentes e pousar em 35 países, percorrendo cerca de 88.500 km ao redor do mundo. A aeronave, que vai carregar a banda e 12 toneladas de equipamentos, será cedida temporariamente pela companhia aérea Air Atlanta Icelandic, da Islândia. Alem disso, Dickinson novamente será o comandante do Ed Force One.


O vocalista da banda ainda está tirando a licença para conduzir o enorme Boeing com quatro motores, que tem quase o dobro de tamanho e o triplo do peso do 757. “Ainda tenho que aprender a pilotá-lo antes de partimos, então estou atualmente fazendo meu treinamento de qualificação como piloto e capitão do Boeing 747. Estou fazendo isso na Cardiff Aviation, minha empresa de manutenção de aeronaves no País de Gales, onde recentemente adquirimos um incrível simulador de 747 em que mal posso esperar para praticar!”, comentou Dickinson, em comunicado divulgado no site da banda.

O 747-400 tem 70,7 metros de comprimento, 19,4 m de altura e uma abertura de asas de impressionantes 64,4 m. O jato voa a velocidade de cruzeiro de 910 km/h e tem alcance de 13.450 km. “O maior benefício de viajar com o 747 é pelo colossal tamanho e capacidade de carregar nossos equipamentos e produção de palco sem ter que fazer grandes modificações estruturais, que foram necessárias no antigo 757 que os fãs conheceram no DVD Flight 666”, afirma o vocalista do grupo britânico.

Nas turnês de 2008 e 2011, Bruce Dickinson pilotou um Boeing 757-200 (Iron Maiden)

Nas turnês de 2008 e 2011, Bruce Dickinson pilotou um Boeing 757-200 (Iron Maiden)

“Tudo que vamos precisar fazer é a pintura e mover um pouco os assentos para criar mais espaço para a banda e para equipe. Fora isso ele é muito mais rápido e o alcance é maior, o que significa que vamos fazer menos paradas para abastecer”, completa Bruce Dickinson, que divide seu tempo entre o heavy metal e aviões.

A turnê do álbum “The Book of Souls” inclui shows no Brasil, ainda sem datas definidas. Isso significa que o Ed Force One vem junto para delírio dos fãs da banda e entusiastas da aviação.

A banda preparou até um infográfico comparando as aeronaves que já utilizou (Iron Maiden)

A banda preparou até um infográfico comparando as aeronaves que já utilizou (Iron Maiden)

Veja mais: Companhia japonesa amplia frota de aeronaves “Star Wars”