Embraer EMB-145 RS

A Índia abrirá nova concorrência para compra de seis aeronaves de patrulha marítima de médio alcance, complementando a futura frota de oito Boeing P-8I que Nova Deli encomendou este mês para o fabricante americano.
A aeronave de médio alcance substituirá 12 Britten-Norman Islander, que esperam começar as operações com o novo aparelho em 2013.
Os planos são transferir os Islander para a guarda costeira indiana, ou converte-los para uso como treinadores.
“Nosso país necessita de uma nova aeronave de maior alcance que os Islander para efetivamente patrulhar nossa longa costa marítima”, disse uma fonte próxima ao ministério da defesa da Índia. “Muitas aeronaves, jatos e turbo-propulsados podem fazer parte da competição pelo contrato”, As requisições de propostas (RFP) podem ser recebidas a partir de agora e uma decisão será tomada em um ano, disse a fonte.

Um dos líderes dos fornecedores é a Embraer que já possui uma versão de patrulha marítima do seu jato EMB-145 e está disposta a modificar a versão da aeronave para requerimentos indianos de controle e alerta aéreo antecipado embarcado. Entretanto há também há outras alternativas como as versões de patrulha marítima do ATR 72 e o EADS Casa C-295. A Boeing poderá também oferecer uma versão modificada do P-8I, enquanto a Elta Systems está propondo uma variante para a missão do jato executivo Dassault Falcon 900.