A KLM utiliza o Airbus A330 em seu novo voo entre Amsterdã e Fortaleza (Divulgação)

A KLM utiliza o Airbus A330 em seu novo voo entre Amsterdã e Fortaleza (Benito Latorre)

Agora quem está nas regiões Norte e Nordeste do Brasil tem um caminho mais curto e menos demorado para chegar à Europa. O Aeroporto Pinto Martins, de Fortaleza (CE), recebeu nessa quinta-feira (3) os primeiros voos do grupo Air France-KLM provenientes de Paris e Amsterdã. As operações são realizadas em conjunto com a Gol, responsável por abastecer o hub com passageiros que seguem nos novos voos internacionais (ou que vem no sentido oposto).

As companhias aéreas afirmam que as operações no hub em Fortaleza reduzirão consideravelmente o tempo de viagem de passageiros do Norte e Nordeste do Brasil para a Europa e também diminuirão em até 35% o custo das passagens.


As operações do grupo europeu em Fortaleza, anunciadas em setembro de 2017, podem ser conectadas por voos da Gol nas regiões Norte e Nordeste, com conexões em Belém (PA), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA) e São Luis (MA), além de Brasília (DF) no Centro-Oeste.

“A partir de agora, os clientes do Norte e Nordeste do país contam com as melhores opções de voos para viajar para qualquer um dos destinos da Gol ou chegar à Europa com as nossas parceiras. Desde o anúncio deste projeto, trabalhamos em conjunto para oferecer o menor tempo de conexão do mercado, ajustamos nossos horários, incluímos mais voos e uma nova rota para Natal, tudo planejado para fazer do hub nordeste um sucesso, com mais eficiência e conforto para os nossos clientes”, disse Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

Para atender a essa nova demanda, a companhia brasileira ampliou sua oferta de voos em Fortaleza em 35%, totalizando agora cerca de 50 voos diários para 11 destinos, incluindo Buenos Aires, na Argentina, e mais dois voos diretos para a Florida, no Estados Unidos, que serão iniciados a partir de novembro deste ano.

O A340 da Joon ganhou uma recepção após pousar em Fortaleza (Divulgação)

O A340 da Joon ganhou uma recepção após pousar em Fortaleza (Benito Latorre)

“Pela primeira vez, estamos abrindo simultaneamente duas novas linhas entre a Europa e Fortaleza, além de um novo polo estratégico com a nossa parceira Gol. Este novo hub oferece agora aos nossos clientes uma oferta enriquecida de conexões para o Norte e Nordeste do Brasil com uma rota mais simples e rápida, afirma Jean-Marc Janaillac, Presidente e CEO Air France-KLM.

O voos entre Fortaleza e Amsterdã são realizados pela KLM três vezes por semana operados por jatos Airbus A330 com capacidade para 267 passageiros, sendo 18 ocupantes na classe executiva e 249 na econômica, incluindo 35 assentos na “Economy Comfort”.

A Gol aumentou a frequência de voos em Fortaleza para acompanhar a chegada e partida dos voos da Air France-KLM (Divulgação)

A Gol aumentou suas frequências em Fortaleza para acompanhar os novos voos da Air France-KLM (Benito Latorre)

Já os voos da capital cearense para Paris são operados pela Joon, nova divisão da Air France, com duas frequências semanais (aumentando para 3 voos semanais a partir de novembro) usando o jato Airbus A340 com 278 lugares, sendo 30 deles na executiva, 21 na “Premium Economy” e 227 passageiros na classe econômica.

Além dos novos trechos do grupo Air France-KLM para a França e Holanda, o aeroporto de Fortaleza também conta com voos diretos operados por outras companhias para Colômbia, Guiana Francesa, Alemanha, Portugal, Itália, EUA e Cabo Verde.

Veja mais: Boeing 777 supera o 747 e se torna o widebody mais popular do mundo