O Su-35A é uma das versões mais avançadas do caça baseado no Su-27; modelo é operado na Rússia e na China e em breve também será adquirido pela Indonésia (Dmitry Terekh)

Depois de ser expulsa do programa F-35, a Turquia recebeu nesta quinta-feira (18) uma oferta de caças Sukhoi Su-35S da Rússia. A iniciativa partiu de Sergei Chemezov, CEO da Rostec, grupo estatal russo que reúne os principais fornecedores de material bélico do país, entre eles a United Aircraft Corporation, que por sua controla a fabricante Sukhoi.

“Se nossos colegas turcos expressarem interesse, estamos prontos para discutir as entregas do Su-35”, disse Chemezov, citado pela agência de notícias TASS da Rússia.


O governo dos Estados Unidos iniciou nesta semana o processo de retirada da Turquia do programa de caças Lockheed Martin F-35 Lightning II. A decisão anunciada na quarta-feira (17) pelo presidente Donald Trump é uma retaliação a Ancara, que na última semana recebeu as primeiras partes do sistema de defesa aérea S-400 da Rússia.

O porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, disse que “a decisão da Turquia de comprar sistemas de defesa aérea S-400 russos torna impossível seu envolvimento contínuo com o F-35″. A Turquia era até então um dos parceiros no programa de desenvolvimento do F-35 e pretendia adquirir até 100 exemplares da aeronave na versão F-35A.

O governo turco não se manifestou sobre a proposta da Rostec. A Turquia, por meio de seu ministério de relações exteriores, pede aos EUA que reconsiderem a decisão de excluir o país do programa F-35. Caso isso não ocorra, Ancara diz que pode assinar um contrato para adquirir novos caças com qualquer outro estado, incluindo a Rússia.

A Turquia tinha o F-35 como uma grande oportunidade para renovar a frota de sua força aérea. Os caças em serviço atualmente no país são o F-16 Fighting Falcon (versões C e D) e o veterano F-4 Phantom II.


Apesar de antigo, o F-4 ainda é o caça com maior capacidade operado na Turquia (Adrian Pingstone)

Veja mais: SAAB oferece caças Gripen para a Colômbia