(FlightRadar24)

(FlightRadar24)

O FlightRadar24, site que permite acompanhar em tempo real aviões voando por todo o mundo, registrou na última sexta-feira (29/6) o que pode ter sido o dia mais movimentado da história da aviação mundial. Ao todo, a página contou 202.157 voos naquele dia, com picos que passaram de 19.000 aeronaves no ar ao mesmo tempo no mundo todo.

A plataforma de rastreamento global de voos, lançada em 2006, diz que essa foi a primeira vez que acompanhou mais de 200 mil voos em um único dia. O FlightRadar24 aponta a posição de qualquer aeronave (aviões comerciais e privados, helicópteros e até balões de pesquisa) com transponder acionado, equipamento que transmite a posição do avião para o controle de tráfego aéreo.



E os próximos meses prometem ainda mais movimento. Em resposta a rede RT News, o FlightRadar24 apontou que agosto costuma ser o mês mais movimentado do ano na aviação. A organização também revelou que quintas ou sextas-feiras que coincidem com feriados na Europa e Estados Unidos são os dias mais comuns de grande movimentação na aviação.

O recorde registrado pelo organização é praticamente o dobro do menor movimento diário já registrado pela página, em 25 de dezembro de 2017, com 101.511 voos detectados. “O Natal é, habitualmente, o dia menos movimentado do ano”, completou o FlightRadar24.

A página de monitoramento de aviões, também muito popular no formato de aplicativos para smartphones, conta com suporte de mapas do Google e praticamente todas as aeronaves acompanhadas em tempo real contam com algum registro fotográfico. As imagens são disponibilizadas pelo site de spotters Jetphotos.

Veja mais: Boeing e Embraer anunciam acordo para criar nova empresa