Aperte os cintos e prepare-se para assistir uma coleção de filmes sobre aviação na Netflix. O acervo possui alguns dos maiores clássicos desse tipo de longa metragem, como Midway e Battle of Britain, gravados com aeronaves reais em um tempo que ainda não existiam efeitos especiais. O site ainda traz outras histórias sobre casos reais, como O Barão Vermelho e o mais recente Red Tails, além de dramas e até comédias.

Nem todos os filmes são campeões de crítica, mas podem ser um prato cheio para quem simplesmente gosta de aviação. Alguns também ficam devendo em efeitos especiais mais elaborados, enquanto filmes modernos já podem dispensar quase totalmente o uso de aeronave reais.


Confira a seguir a lista de filmes sobre aviação para você voar no sofá de casa sem horário para pousar:

 

B-17 – A Fortaleza

Fortress tem uma boa história, mas peca nas imagens

Fortress tem uma boa história, mas peca nas imagens

A história de um co-piloto novato que assume o comando de um bombardeiro B-17 após a morte do comandante em ação durante um ataque na região da Sicília, na Itália, em 1943. Não tem os melhores efeitos especiais do mundo, e a cenografia também deixa a desejar na reprodução do interior da aeronave. Em B-17 – A Fortaliza (Fortress, no nome em inglês) de 2012, é dirigido foi dirigido por Mike Phillips, mais conhecido pela direção do documentário Dogfights, do History Channel.


Midway – A Batalha do Pacífico

A Batalha de Midway virou o curso da guerra a favor dos EUA

A Batalha de Midway virou o curso da guerra no Pacífico a favor dos EUA

Uma das maiores superproduções dos anos 1970, o clássico Midway – A Batalha do Pacífico (Midway) retrata a batalha que marcou a virada dos Estados Unidos contra o Japão, em junho de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Contém trechos de antigas gravações militares e a participação de muitos aviões, como caças P-40 e F-4. O elenco também chama atenção, com nomes como Henry Fonda e Pat Morita.

O Voo

O Voo rendeu a Denzel Washigton uma indicação ao Oscar de 2013

O Voo rendeu a Denzel Washigton uma indicação ao Oscar de 2013

O filme estrelado por Denzel Washington, como Don Cheadle, não é uma história real, embora tenha forte inspiração no caso do voo Alaska Airlines 261, de 2000, no qual o piloto realizou uma manobra semelhante a apresentada no longa, mas que não foi bem sucedida, resultando no acidente que deixou 88 mortos. Não só isso, o Voo (Flight) ainda aborda a questão do alcoolismo entre pilotos da aviação comercial nos EUA.

Red Tails

O filme Red Tails conta a história do esquadrão Tuskegee Airmen, dos EUA

O filme Red Tails conta a história do esquadrão Tuskegee Airmen, dos EUA

Talvez o melhor filme sobre aviação da história em termos visuais e projeto pessoal de George Lucas, Red Tails apresenta a história do esquadrão Tuskegee Airmen, da antiga Força Aérea do Exército dos EUA. O grupo composto por recrutas afro-americanos foi um dos primeiros a voar em guerra pelo país. O enredo e personagens do longa-metragem, estrelado por Terrence Howard e Cuba Gooding, é inspirado em histórias reais, como um dos primeiros abates do jato alemão Me-262.

O Almirante

O filme japonês mostra a ascensão e a queda do Almirante Yamamoto

O filme japonês retrata a ascensão e a queda do Almirante Yamamoto

Produção japonesa de 2008, O Almirante (Isoroko, no nome original em japonês) mostra a ascensão de Isoroku Yamamoto, o almirante da Marinha Imperial do Japão que criou o plano de ataque a Pearl Harbor. O filme mostra as principais ações militares organizadas por Yamamoto durante a Segunda Guerra Mundial, assim como suas derrotas, até o ataque surpresa americano que o abateu. Os efeitos especiais deixam a desejar.

Inferno nos Céus

633 Squadron é um dos maiores clássicos do cinema sobre aviação

633 Squadron é um dos maiores clássicos do cinema sobre aviação

Um dos maiores clássicos do cinema de aviação, 633 Squadron (Inferno nos Céus, no nome utilizado no Brasil), de 1964, relembra umas da missões mais perigosas realizadas por pilotos da RAF, a força aérea do Reino Unido, com bombardeiros Mosquitos. O enredo trás a história de um esquadrão experiente cansado de combates e que recebe uma última tarefa, uma missão praticamente suicida, contra posições alemãs em fiordes na Noruega. O longa traz belíssimas imagens do famoso bombardeiro inglês em ação.

Batalha da Inglaterra

A Batalha da Inglaterra foi um dos maiores combates aéreos da história

A Batalha da Inglaterra foi um dos maiores combates aéreos da história

Outro clássico filme britânico sobre avião, A Batalha da Inglaterra (Battle of Britain) conta a história de uma das maiores batalhas aéreas da Segunda Guerra Mundial, com cenas impressionantes de combates simulados entre caças ingleses, como a dupla Spitfire e Hurricane, contra modelos alemães, com participação do caça Bf 109 e o bombardeiro He-111. O longa, de 1969, colheu tantas imagens aéreas ao ponto delas estarem presentes em pelo menos outras 10 produções, entre filmes e documentários.

O Barão Vermelho

O Barão Vermelho abateu mais de 80 aviões na Primeira Guerra Mundial

O Barão Vermelho abateu mais de 80 aviões na Primeira Guerra Mundial

Filme alemão, embora rodado em inglês, O Barão Vermelho (The Red Baron) conta a história do lendário piloto Manfred Von Richtofen, o maior às da Primeira Guerra Mundial. O longa metragem, lançado em 2008, conta com ótimos recursos de efeitos especiais e também a participação de réplicas de modelos clássicos do conflito, como o triplano Fokker DR1 de Richtofen.

Aperte os Cintos… O piloto Sumiu!

Airplane! foi um dos maiores sucessos de bilheteira dos anos 1980

Airplane! foi um dos maiores sucessos de bilheteira dos anos 1980

Comédia campeã de bilheteria no cinema em 1980, “Aperto os Cintos… O piloto sumiu!” (Airplane!) conta o “drama” de Ted Striker, um piloto veterano com traumas de guerra que precisa assumir o comando da aeronave após os pilotos e outros passageiros ficarem doentes após o jantar. Como se não bastasse, Striker, interpretato por Robert Hays, ainda tenta reconquistar sua ex-namorada, uma comissária de bordo, durante o processo. O filme ainda tem a participação de Leslie Nielsen, no papel Doutor Barry Rumack.

Veja mais: Wings, o filme vencedor do primeiro Oscar