Os primeiros KC-390 serão entregues à FAB a partir de 2019 (FAB)

A FAB vai receber um total de 28 jatos KC-390 (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) está se preparando para receber sua nova aeronave multimissão de transporte militar, o Embraer KC-390. As equipes da primeira turma de tripulantes envolvidas na operação do avião iniciam, a partir deste mês, os treinamentos teóricos e práticos. Os cursos serão realizados durante o segundo semestre de 2019, em duas etapas: operacional e de manutenção.

“Como ocorre em todo processo de aquisição de aeronaves, o fabricante é o mentor dos cursos teóricos e práticos a serem ministrados para os primeiros tripulantes, de modo que estes estejam aptos a repassarem esses conhecimentos para outros aeronavegantes que fazem parte da equipe”, disse o comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz.


Devido à capacidade multimissão da aeronave, os primeiros pilotos de KC-390 foram selecionados conforme as competências adquiridas nas suas áreas de origem, sejam aviação de caça, patrulha, reconhecimento ou transporte. Nesse contexto, um grupo, composto por militares das diversas organizações do Comando da Aeronáutica, foi criado com a proposta de realizar a implantação operacional do KC-390 na FAB. Além de pilotos, mestres de carga, operadores de equipamentos especiais e mecânicos também atuam no grupo.

No caso dos pilotos, o treinamento para operar a aeronave abrangerá voos locais e em rota. Eles serão qualificados para o emprego básico da aeronave e para ministrar instrução aérea para novos pilotos. Quanto aos graduados, estes serão capacitados para manutenção programada de componentes gerais da aeronave; componentes eletrônicos e elétricos; manutenção programada dos motores; componentes de salvamento, sobrevivência e segurança; operações de solo e solução de eventuais inoperâncias de componentes e sistemas, entre outros.

Desde 2018, na Ala 2, em Anápolis (GO), local onde as novas aeronaves serão sediadas, os militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa estão trabalhando na confecção de material de estudo e legislações. Além disso, esses profissionais também acompanham o desenvolvimento operacional do avião.

A FAB ainda não divulgou uma data sobre quando vai receber o primeiro KC-390. A Embraer também não comenta o assunto. A entrega da aeronave era prevista para acontecer após o Paris Air Show, realizado no mês passado, mas até agora não foi concretizada.


No Brasil, o KC-390 terá a missão de substituir a antiga frota de turbo-hélices C-130 Hercules, operados pela FAB desde a década de 1960.

Veja mais: Porque o caça stealth chinês J-20 preocupa os EUA