O SuperCobra é um dos helicópteros de ataque mais letais do mundo (USMC)

O SuperCobra é um dos helicópteros de ataque mais letais do mundo (USMC)

O Exército Brasileiro (EB) entrou em contato com o governo dos Estados Unidos para analisar a possibilidade de comprar helicópteros de ataque Bell AH-1W SuperCobra, disse a corporação ao site Jane’s 360, especializado em assuntos militares. Segundo a publicação, as aeronaves, atualmente armazenadas, podem ser adquiridas de estoques do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) por meio do programa de Venda Militar Estrangeira (FMS – Foreign Military Sales).

Em contato com o Airway, o EB confirmou que existem “contatos informais” com os EUA para esclarecimentos sobre as condições de uma futura aquisição das aeronaves, mas que ainda não se trata de uma “manifestação oficial entre os países”.



O EB ainda afirmou a reportagem, sem revelar os modelos de helicópteros, que está considerando “várias opções”. A aquisição de aeronaves de asas rotativas com capacidade de ataque faz parte do “Programa Estratégico do Exército de Aviação do Exército” (Prg EE AvEx), tornado público em agosto de 2017.

O Exército também acrescentou que o objetivo geral do programa é “readequar o Sistema de Aviação do Exército em função das demandas (atuais e futuras) da sociedade brasileira, estabelecidas por intermédio da Estratégia Nacional de Defesa, e considerando a disponibilidade de recursos para os próximos anos”.

Guerreiro do Vietnã

O SuperCobra é uma evolução do Bell AH-1 Cobra, o precursor dos helicópteros de ataque. O modelo entrou em combate pela primeira vez em 1967 durante a Guerra do Vietnã, operado pelo exército e a marinha dos EUA. Já a versão “Super”, com armamentos mais avançados e desempenho superior, voou pela primeira vez em 1969 e foi introduzido nas forças armadas americanas a partir de 1971 – a versão AH-1W, ainda mais avançada, estreou em 1986.

O Cobra - que depois evoluiu para SuperCobra - é baseado no UH-1, o “Huey”, ao fundo (USMC)

O Cobra – que depois evoluiu para SuperCobra – é baseado no UH-1, o “Huey”, ao fundo (USMC)

O Cobra foi desenvolvido a partir do Bell UH-1, o “Huey”, o helicóptero mais icônico da Guerra do Vietnã, mas em vez de soldados ou feridos, foi concebido somente para missões de ataque. A aeronave pode ser armada com canhões, metralhadoras, foguetes e mísseis anti-tanque ou de interceptação aérea – é um helicóptero que pode caçar outros helicópteros ou aviões de baixa performance.

Segundo o fabricante Bell Helicopter, o Super Cobra pode voar a mais de 350 km/h e tem alcance de 590 km. O helicóptero é comandando por um piloto e um oficial responsável pelos armamentos. A versão mais recente do AH-1 é o modelo AH-1Z, que agora se chama “Viper”, operado pelos EUA desde 2010.

Veja mais: Os helicópteros mais letais do mundo