O Phenom 300E tem velocidade máxima de cruzeiro de 839 km/h (Embraer)

O Phenom 300E tem velocidade máxima de cruzeiro de 839 km/h (Embraer)

A Embraer revelou nesta segunda-feira (9), na abertura da feira de aviação executiva NBAA-BACE, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o novo Phenom 300E. Segundo a fabricante, as entregas do modelo com a nova configuração começarão no primeiro trimestre de 2018.

“Estamos muito entusiasmados com o lançamento do Phenom 300E, o qual define novos padrões em valor e experiência do cliente. O Phenom 300E reflete nosso compromisso em fascinar nossos clientes”, disse Michael Amalfitano, Presidente da Embraer Aviação Executiva.


O modelo reformulado conta com novas poltronas para os passageiros, com encosto mais largo para melhorar o apoio de cabeça e suporte para as pernas estendidos. A Embraer ainda afirma ter melhorado o interior da aeronave para facilitar a mobilidade dos ocupantes.

Os assentos da aeronave são projetados pela Embraer e serão fabricados na unidade da empresa em Titusville, nos EUA.

O Phenom 300E ainda possui um novo painel de informações do voo e oferece interação com controles da cabine, bem como a opção de entretenimento com áudio e vídeo sob demanda em dois monitores retráteis de sete polegadas. A unidade também oferece iluminação com seleção de tons de cores e contém saídas de ar de baixo perfil com melhoria de conforto acústico. A conectividade bluetooth também permite aos passageiros visualizar informações em voo em seus dispositivos pessoais.

Originalmente lançado em 2005, o Phenom 300 entrou no mercado em 2008. A aeronave lidera o segmento de jatos leves desde 2012, e nos últimos quatro anos consecutivos foi o jato executivo mais entregue do mundo, com mais de 400 unidades em quase 40 países.


As entregas do novo Phenom 300E começarão no primeiro trimestre de 2018 (Embraer)

As entregas do novo Phenom 300E começarão no primeiro trimestre de 2018 (Embraer)

O Phenom 300E mantém o mesmo desempenho das séries anteriores, com velocidade máxima de cruzeiro de 839 km/h e alcance de 3.650 km com seis ocupantes). De acordo com a Embraer, a aeronave voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros), propulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E, com 3.360 libras de empuxo cada.

A cabine de comando dos jatos da série Phenom (100 e 300) permite operação por um só piloto. O modelo ainda conta com detalhes tipicamente encontrados em jato executivos de categorias superiores, como ponto único de reabastecimento, manutenção externa do toalete e uma escada avançada de acesso e desembarque dos passageiros.

Veja mais: HondaJet lidera entrega entre os jatos executivos em 2017