(Embraer)

O Phenom 300E é certificado para ser operado por apenas um piloto (Embraer)

A Embraer anunciou nessa quinta-feira (29) a entrega do primeiro jato executivo Phenom 300E, modelo com nova cabine de passageiros e sistemas de entretenimento atualizados. A fabricante também confirmou a certificação da aeronave emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil, FAA, dos Estados Unidos, e EASA, da Europa. O novo modelo havia sido lançado em outubro de 2017, durante a feira de aviação executiva NBAA-BACE, nos EUA.

“É com muito orgulho que entregamos o primeiro Phenom 300E no prazo previsto, apenas cinco meses após seu lançamento, tendo recebido excelente aceitação de clientes e do mercado”, disse Michael Amalfitano, presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. Eu também estou empolgado pelo nosso primeiro cliente do Phenom 300E, que já era nosso cliente, e que agora irá desfrutar de uma experiência ainda mais elevada devido ao valor verdadeiramente inovador da nova aeronave que é espetacular”. O primeiro jato foi adquirido por um empresário da África do Sul.



Cabine de nova geração

O Phenom 300E vem com poltronas para os passageiros com encostos mais largos. A Embraer ainda afirma ter melhorado o interior da aeronave para facilitar a mobilidade dos ocupantes. O modelo ainda vem com um novo painel de informações do voo e oferece interação com os controles da cabine, bem como a opção de entretenimento com áudio e vídeo em dois monitores retráteis.

O Phenom 300E pode transportar seis passageiros (Embraer)

O Phenom 300E pode transportar seis passageiros (Embraer)

Outras novidades no interior do Phenom 300E são o sistema de iluminação com seleção de tons de cores e saídas de ar de baixo perfil com melhoria de conforto acústico. A conectividade bluetooth também permite aos passageiros visualizar informações em voo em seus dispositivos pessoais.

A aeronave mantém o mesmo desempenho das séries anteriores, com velocidade máxima de cruzeiro de 839 km/h e alcance de 3.650 km (com seis ocupantes). De acordo com a Embraer, a aeronave voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros) impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E, com 3.360 libras de empuxo cada.

O Phenom 300E é certificada para ser operado somente por um piloto. O modelo ainda conta com detalhes tipicamente encontrados em jatos executivos de categorias superiores, como ponto único de reabastecimento, manutenção externa do toalete e uma escada avançada de acesso e desembarque dos passageiros.

Veja mais: Dassault anuncia novo jato executivo Falcon 6X