Os jatos da nova série Praetor são derivados dos modelos Legacy 450 e Legacy 500 (Embraer)

Os jatos da nova série Praetor são derivados dos modelos Legacy 450 e Legacy 500 (Embraer)

A Embraer anunciou nesse domingo (14) o lançamento dos novos jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600 durante um evento da empresa no Orlando Executive Airport, nos Estados Unidos. As aeronaves serão apresentadas ao público neste mesmo local, onde será realizado a edição 2018 da feira de aviação executiva NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), entre os dias 16 a 18 de outubro.

“O Praetor 500 e o Praetor 600 são as aeronaves disruptivas para o empreendedor, para o pioneiro, para o inovador”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “A introdução destas aeronaves sustenta a nossa visão de fascinar os nossos clientes e proporcionar-lhes valor superior e a melhor experiência na indústria.”



A fabricante afirma que os jatos Praetor introduzirão “um alcance sem precedentes em suas categorias”. O Praetor 500 vai competir no segmento de jatos executivos “médios” e, de acordo com a Embraer, será o avião mais rápido e com maior autonomia de seu nicho, capaz de voar da costa oeste dos EUA até a Europa com apenas uma parada ou percorrer até 6.019 km. Já o Praetor 600 é um jato da categoria “super médio” com alcance intercontinental de 7.223 km.

Embora a Embraer não faça nenhuma menção, os jatos Praetor são derivados dos modelos Legacy 450 e Legacy 500, introduzidos no mercado a partir de 2014. Os novos jatos, porém, podem voar por maiores distâncias, graças a instalação de mais tanques de combustível, e são equipados com recursos tecnológicos mais avançados.

Algumas das principais novidades nas aeronaves são o sistema Upper Tech Panel, que exibe informações de voo e oferece opções de gerenciamento de cabine. O novo recurso também pode ser acessado e controlado pelos passageiros por meio de seus dispositivos eletrônicos pessoais.

(embraer)

Os jatos Praetor poderão transportar entre 7 a 9 passageiros (Embraer)

Os jatos da linha Praetor também contam com conexão de internet via satélite, com velocidades de até 16 Mbps e IPTV, que permite acesso a canais de televisão do mundo todo. A Embraer ainda destaca que os novos jatos são os únicos de suas categorias com tecnologia Full Fly-by-Wire (controle 100% computadorizados) e sistema de redução ativa de turbulência.

As aeronaves estão em desenvolvimento com dois protótipos Praetor 600 em ensaios de voo, bem como um modelo sendo preparado para produção seriada, e um Praetor 500 de série em campanha de maturidade. A expectativa é de que o Praetor 600, avaliado em US$ 20,995 milhões, seja certificado e entre em serviço no segundo trimestre de 2019, seguido pelo Praetor 500, oferecido por US$ 16,995 milhões, no terceiro trimestre de 2019.

(Embraer)

A Embraer é a única fabricante que oferece jatos médios com controles full fly-by-wire (Embraer)

O nome Praetor escolhido pela Embraer é uma referência ao título que era concedido pelos imperadores na Roma Antiga aos comandantes do exército e importantes magistrados. Os novos jatos serão produzidos nas linhas de montagem da empresa brasileira em São José dos Campos (SP) e em Melbourne, nos EUA.

Veja mais: Acordo entre Boeing e Embraer será anunciado em dezembro