A Qatar Airlines, uma das maiores operados do A380, bem que iria gostar do Sky Whale (AWWA)

A Qatar Airlines, uma das maiores operados do A380, bem que iria gostar do Sky Whale (AWWA)

Aviões de grandes proporções e eficientes são o meio ideal para grandes companhia aéreas realizarem grandes deslocamentos com o máximo de passageiros. Essas aeronaves, no entanto, ainda não existem, ao menos no mundo real. Para o designer espanhol Oscar Vinals, essas super máquinas voadoras de alta velocidade devem decolar em breve.

O designer criou o projeto AWWA Sky Whale (“Baleia Voadora”, em inglês), um avião que vai muito além do Airbus A380, atualmente o maior avião de passageiros do mundo capaz de levar mais de 500 passageiros. Pelas contas de Vinals, o Sky Whale poderá carregar até 775 pessoas.


A resposta para tanto espaço é uma fuselagem com 77 metros de comprimento – 10 m a mais que o A380 – e uma cabine com três andares. Para construir tal avião, o projetista afirma que serão necessários grandes quantidades de materiais leves e resistentes, como fibra de carbono e compostos de cerâmica. Já para mover a ‘Baleia Voadora’ Vinals propõe algo ainda mais complexo: motorização híbrida com jatos móveis.

O Sky Whale, ao menos no papel, é impulsionado por uma combinação de motores a jato e turbofans elétricos, que ajudariam a aumentar o alcance da aeronave. Não só isso, os jatos inclinam 45° para baixo e assim reduz e espaço de pista para decolagem.

O Sky Whale tem 77 metros de comprimento e 88 m de envergadura de asas (AWWA)

O Sky Whale tem 77 metros de comprimento e 88 m de envergadura de asas (AWWA)

A ‘baleia’ dos ares ainda possui outras soluções interessantes. Com os motores instalados parcialmente dentro das asas e fuselagem, o designer afirma que será possível reduzir o nível de ruído da aeronave. Outra curiosidade: com uma fuselagem tão comprida e larga, Vinols acrescentou painéis solares no “teto” do Sky Whale, cuja energia captada pode servir para manter funcionando equipamentos eletrônicos a bordo e recarregar as baterias do motor.

Para diminuir a distância para decolagem o projeto aposta em motores móveis (AWWA)

Para diminuir a distância para decolagem o projeto aposta em motores móveis (AWWA)

Embora não passe de um grande sonho para a realidade atual, o Sky Whale, segundo Vinals, não é algo impossível de construir. “Nenhuma dessas tecnologias é viável em longa escala atualmente, mas todas elas são possíveis”, afirma o designer.


Galeria de Fotos:

Veja mais: Airbus registra avião que pode voar de SP a Miami em uma hora