Roll-out do Dassault Falcon: o novo jato foi apresentado para mais de 400 pessoas na França (Foto - Dassault)

Roll-out do Dassault Falcon: o novo jato foi apresentado para mais de 400 pessoas na França (Foto – Dassault)

O fabricante francesa Dassault Aviation apresentou nessa terça-feira em suas instalações em Bordeaux-Mérignac, na França, (2) o novo jato executivo Falcon 5X. Concorrente dos Embraer Legacy 600 e 650, a nova aeronave da Dassault tem capacidade para transportar até 16 passageiros em viagens intercontinentais.

Conforme consta na ficha técnica do Falcon 5X, a aeronave tem alcance de até 9.630 km e pode alcançar a velocidade máxima de 985 km/h a uma altitude de 15,5 mil metros. Um ponto de vantagem do novo jato é sua baixa velocidade de aproximação para pouso, de apenas 195 km/h (semelhante a de um avião turbo-hélice), o que permite a operação em aeroportos com pistas menores.


Quando chegar ao mercado, o que está previsto para 2017, o Falcon 5X será a maior aeronave na linha da Dassault. A aeronave tem 25,2 metros de comprimento e 25,9 m de envergadura de asas. É praticamente do mesmo tamanho do Legacy 650, mas o avião francês é quase 10 toneladas mais pesado e tem alcance superior. O novo avião pode decolar com até 31.600 kg.

A parte eletrônica e a asa do Falcon 5X possuem algumas tecnologias similares às aplicadas no caça Rafale. O fabricante ainda afirma que o novo jato, com dois motores Snecma Silvercrest, são até 15% mais eficientes no consumo de combustível em relação a versão anterior.

O interior do Falcon 5X pode ser configurado para transportar até 17 passageiros (Fotos - Dassault)

O interior do Falcon 5X pode ser configurado para transportar até 17 passageiros (Fotos – Dassault)

Veja mais: “Honda Civic” dos ares parte para tour internacional

O Dassault Falcon 5x ainda não vou voou, tento realizado apenas testes em solo. O primeiro voo está programado para outubro. O jato tem preço estimado de US$ 45 milhões.

Galeria de fotos: