Segundo a Zodiac, o projeto permite acrescentar 30 poltronas a classe econômica (Imagem - Zodiac Seats France)

Segundo a Zodiac, o projeto permite acrescentar 30 poltronas a classe econômica (Imagem – Zodiac Seats France)

A empresa Zodiac Seat France, que desenvolve soluções para cabines de aviões comerciais, patenteou um nova configuração de assentos que elimina o banco do meio, mas coloca os passageiros “cara a cara”. O projeto, chamado “Economy Class Cabin Hexagon” (“Cabine Hexagonal de Classe Econômica”), permite acrescentar mais 30 passageiros a bordo de uma aeronave e com certeza aumenta o desconforto.

A revista Wired noticiou o assento hexagonal como a “ideia mais aterradora para um assento de avião de todos os tempos”, enquanto a Fortune o chamou de “pior pesadelo para um passageiro”. Conforme descreve a empresa que patenteou a ideia, o objetivo é “aumentar a densidade da cabine, além de criar assentos que aumentam o espaço na área do ombro e braço”. A Zodiac, entretanto, não fala sobre o espaço para as pernas.


Para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros, os bancos têm assentos reclináveis, permitindo abrir um corredor na fileira. Como mostra o vídeo da Zodiac, a simplicidade reina a bordo da cabine hexagonal. Não há sistema de entretenimento nem mesas de apoio. O único “luxo” é um suporte com porta-copo que também serve como base para um tablet.

A Airbus é outra empresa que patentou uma ideia e foi ironizada. A fabricante propôs a criação de um capacete para ajudar passageiros que têm medo de voar. Como sugere o projeto, a pessoa poderia puxar o equipamento de trás de seu assento, cobrindo a parte superior da cabeça. O aparelho teria uma tela 3D e um fone de ouvido especial, além de um máquina de cheiros artificiais para criar um efeito de “isolamento sensorial”.

Veja mais: Estudo mostra as partes mais seguras do avião em caso de acidente

Conheça a Classe Econômica “Hexagonal”


Mas não comece a pensar que suas próximas viagens em classe econômica serão da forma mais apertada possível. A Zodiac não tem planos de idealizar o assento hexagonal, que serve apenas como uma demonstração. Caso a ideia realmente avance, ainda será preciso uma intensa bateria de testes, incluindo operações de evacuação de passageiros.

Galeria de Fotos: