Changi: melhor aeroporto de novo (Divulgação)

A tradicional premiação da empresa SkyTrax, que faz uma pesquisa anual com passageiros a respeito da qualidade dos serviços na aviação, divulgou o resultado dos 100 melhores aeroportos do mundo em 2019 (o período, na verdade, inclui 2018). Nesta edição, o aeroporto de Changi, em Cingapura, sagrou-se o vencedor, repetindo o feito do ano passado. A empresa que o administra é, inclusive, a principal sócia da concessionária RioGaleão, que opera o terminal fluminense.

A edição 2019 traz ainda o aeroporto de Haneda, em Tóquio, na segunda colocação, superando o terminal de Incheon, de Seul. Aliás, entre 10 primeiros nada meno que seis ficam na região do Pacífico, além de três europeus (Munique à frente) e um terminal no Oriente Médio, o de Doha, 4º colocado.


Como se vê, a lista não traz nenhum aeroporto nas Américas. O mais bem posicionado em nosso continente é o aeroporto de Vancouver, na 17ª colocação. País com maior tráfego aéreo de passageiros do mundo, os Estados Unidos também não conseguiu boas avaliações de seus usuários: o primeiro da lista é Denver, apenas na 32ª posição.

Se os norte-americanos não têm o que comemorar, nós brasileiros só devemos lamentar. Nenhum aeroporto do país figurou entre os 100 melhores deste ano – a Skytrax não divulga a lista completa de colocações. Três aeroportos do Brasil, no entanto, voltaram a ser citados no ranking regional da América do Sul, Guarulhos (5º lugar), Galeão (6º lugar) e Recife, com a 9ª posição. Destes, apenas o aeroporto do Rio avançou, superando Santiago do Chile.

O aeroporto de Lima supera Bogotá como o melhor da América do Sul (Divulgação)

Andinos à frente

A lista da Skytrax traz pela primeira vez o aeroporto Jorge Chávez, em Lima, no Peru, na 1ª colocação na América do Sul. O posto era ocupado por Bogotá que caiu para terceiro lugar enquanto Quito manteve a vice-liderança – Guayaquil, outa cidade do Equador, é a 4ª colocada à frente de Guarulhos.

Os quatro aeroportos mais bem posicionados em nosso continente têm em comum o fato de ficarem na porção andina da América do Sul. Destes, estão entre os mais movimentados na região: Lima foi o 3º colocado enquanto o aeroporto El Dorado, de Bogotá, ficou com o 2º – Guarulhos teve o maior movimento do continente novamente.

A metodologia da Skytrax, no entanto, não é precisa. A opinião de passageiros, por mais bem intencionados que sejam, não é uniforme. A expectativa de um votante pode ser diferente no Peru ou em Sydney, na Austrália. Itens subjetivos como “simpatia da equipe do aeroporto” ou mesmo “clareza ou qualidade da informação dos painéis de voo” podem ter um peso maior ou menor dependendo do passageiro.

Embora a empresa diga que participem da pesquisa 550 aeroportos e que passageiros de 100 países respondam aos quase 40 itens listados é difícil crer que apenas Guarulhos, Galeão e Recife apareçam no ranking da América do Sul. O Brasil possui outros bons terminais como Curitiba e Brasília, por exemplo.

O pequeno aeroporto de Quito está entre os 50 melhores do mundo (Divulgação)

O resultado, no entanto, passa uma percepção clara de que sim os aeroportos asiáticos, geralmente mais novos, são os melhores do mundo assim como há bons terminais na Europa. Pelo caráter popular da aviação comercial nos EUA é natural que os serviços dos aeroportos sejam menos bem avaliados afinal voar nesse país é como andar de ônibus no Brasil. Da mesma forma, as décadas de descaso e atrasos na modernização de aeroportos administrados pela Infraero acabou tornando nossa infraestrutura extremamente deficiente.

As concessões que têm sido feitas estão mudando esse panorama ruim, mas ainda assim o foco em gerar receita para o governo federal acaba por prejudicar o que deveria ser prioridade nesses terminais, o de melhorar o serviço e a infraestrutura. Quem sabe daqui a alguns anos o Brasil finalmente estreie no ranking da Skytrax se essas melhorias continuarem.

Confira os 10 mais bem avaliados aeroportos do ranking da Skytrax e os melhores da América do Sul (lista completa no site da Skytrax):

Posição Aeroporto Cidade Posição 2018
Changi Cingapura
Haneda Tóquio
Incheon Seul
Hamad Doha
Hong Kong Hong Kong
Centrair Nagóia
Munique Munique
Heathrow Londres
Narita Tóquio 11º
10º Zurique Zurique
47º Jorge Chávez Lima 49º
49º Quito Quito 47º
46º El Dorado Bogotá 46º
68º Guayaquil Guayaquil 70º

Aeroporto de Guarulhos: mais bem colocado brasileiro está distante dos 100 melhores da lista

Veja também: Em 2018, aeroportos concedidos cresceram mais que os da Infraero