A ANA encomendou três A380; cada modelo será pintado de uma cor diferente (Airbus)

A ANA encomendou três A380; cada modelo será pintado de uma cor diferente (Airbus)

Provavelmente o último cliente do A380, a companhia All Nippon Airways (ANA) do Japão recebeu nesta quarta-feira (20) seu primeiro exemplar do maior avião de passageiros do mundo em cerimônia realizada na sede da Airbus, em Toulouse, na França. A empresa japonesa é o 15° operador do “superjumbo”, cuja produção será encerrada em 2021.

A ANA encomendou três A380 e cada um deles contará com uma pintura especial representando a tartaruga marinha verde havaiana, também conhecida como Honu. O primeiro modelo será pintado de azul, enquanto o segundo será verde e o terceiro laranja.


O animal representado na fuselagem é uma referência ao destino onde os A380 da ANA serão operados, o Havaí. Segundo o cronograma da companhia, o quadrimotor estreará na rota entre Tóquio e Honolulu a partir de 24 de maio.

O A380 da ANA é configurado para embarcar um total de 520 passageiros. O andar superior da aeronave será ocupado por oito cabines de primeira classe, 56 assentos de classe executiva e mais 73 na classe econômica “premium”. A classe econômica convencional ocupa o convés inferior, com capacidade para 383 passageiros, incluindo 60 assentos “sofá”, fileiras especiais que podem ser reservadas inteiramente.

“Vamos comprometer todos os nossos três Airbus A380 na rota Tóquio-Honolulu com o objetivo de introduzir um novo nível de serviço de luxo para nossos passageiros que voam com ANA na rota número um para viajantes japoneses”, disse Shinya Katanozaka, presidente e CEO da ANA.

O trabalho realizado no A380 da ANA consumiu 3.300 litros de tinta (Airbus)

O trabalho realizado no A380 da ANA consumiu 3.300 litros de tinta (Airbus)

“Acreditamos que o A380 se tornará um divisor de águas para a ANA e nos permitirá aumentar nossa participação no mercado dobrando o número de assentos conectando Honolulu e Tóquio até 2020”, acrescentou o executivo.


Após a entrega de hoje à ANA, existem atualmente 232 unidades do A380 em serviço. A Airbus ainda tem pedidos por mais 42 exemplares da aeronave.

Veja mais: Fim do A380 abre espaço para novo “super avião” da Airbus