Comac 919

A Commercial Aircraft Corporation of China (Comac) deu início ao desenvolvimento de sua aeronave de grande porte que será denominada como Comac 919. Fontes da indústria chinesa que o agora denominado projeto 919 terá seu primeiro protótipo voando em 2014 e o primeiro voo acontecerá no final de 2014 e a entrada em serviço em 2016.
A empresa chinesa já iniciou um pedido de informações (RFI) das empresas fornecedoras de motores como a AVIC Commercial Aircraft Engine (ACAE) baseada em Shanghai, bem como as grandes GE e Pratt & Whitney. A AVIC anunciou em novembro que estabelecerá uma fábrica de motores em Shanghai focada em produzir motores para a o novo projeto de aeronave de grande porte para a Comac. A Comac reprogramou a entrada do 919 para 2016, quatro anos antes do previsto anteriormente no cronograma inicial dos estudos.

Quando o Conselho do Estado Chinês decidiu em fevereiro de 2007 desenvolver o projeto de aeronave de grande porte, foi anunciado que sua entrada em serviço aconteceria em 2020. Em novembro do ano passado no Zhuhai Airshow o presidente da Comac, Zhang Qingwei, disse que o novo projeto abrangeria as configurações de 130 a 200 assentos.