Airbus A320 chinês

A Airbus decidiu que a Xian Aircraft irá completar as asas a serem instaladas nos aviões da família A320 produzidos na fábrica da empresa em Tianjin. A empresa européia disse em comunicado oficial que a Xian Aircraft irá construir uma fábrica próximo a Airbus Tianjin no noroeste da China e que a nova fábrica da Xian Aircraft trabalhar na fase final dos trabalhos com as asas da família A320.
A fase final dos trabalhos incluem a instalação dos sistemas e superfícies móveis bem como testá-las, disse a Airbus.
Este contrato de trabalho com a Xian Aircraft é significante porque atualmente a Airbus da Grã Bretanha faz a parte final do trabalho nas asas da família A320. Atualmente a Xian Aircraft produz a caixa estrutural das asas da família A320 e também a Shenyang Aircraft produz os slats e flaps das asas das aeronaves européias.

A Airbus China decidiu delegar trabalhos a empresas chinesas porque seria impraticável transportar as caixas estruturais das asas para a Grã Bretanha para montar a fase final e depois devolver as partes montadas de volta para a China.


Tendo uma nova fábrica da Xian Aircraft junto as instalações de montagem final da Airbus Tianjin, “é uma solução industrial mais eficiente”, disse o diretor VP da Airbus Brian Fleet, acrescentando que “isso irá economizar nos custos de transporte, reduzindo tempo gasto e riscos na manipulação”. A produção chinesa será incrementada para duas unidades mensais até o fim de 2010 e para quatro mensais até 2011.