Leap-X

Os parceiros da CFM International: General Electric e Snecma finalizaram a arquitetura do seu motor turbofan Leap-X que está em desenvolvimento para equipar a nova geração de aeronaves comerciais de médio porte fabricados pela Airbus e Boeing. O motor está sendo desenvolvido para entrar em serviço possivelmente em 2016, oferecendo uma redução de 16% no consumo de combustível comparado ao CFM56 ao qual irá eventualmente substituir no futuro. Entretanto há expectativas que os fabricantes não devem disponibilizar suas aeronaves da classe de 150 assentos antes do final da década.
“Como as datas de entrada em serviço são bem adiante, teremos o benefício de um tempo adicional para agregar componentes mais eficientes em nosso novo motor”, disse o gerente do programa Leap-X, Ron Klapproth.
A Leap-X terá uma razão de fluxo de ar do compressor (BPR) de valor 10, comparado aos 5-6 para a família CFM56, o que o dobro do atual motor.

O novo grupo propulsor também possuirá um compressor de alta pressão de dois estágios, e fans de baixa pressão que srão produzidos de ceramic matrix composite (CMC), disse o vice-presidente executivo da CFMI, Oliver Savin.
O Leap-X será levado à bancada de testes em meados de 2009, e deve alcançar potência máxima em 2012.