(British Airways)

O A319 com pintura da BEA é o segundo avião decorado pela BA para celebrar seus 100 anos (British Airways)

Continuando as celebrações de seu centenário, a companhia aérea British Airways apresentou nessa segunda-feira (4) no aeroporto de Heathrow, em Londres, mais uma aeronave com pintura retrô. O modelo da vez é um jato Airbus A319 com o tema clássico da British European Airways (BEA), empresa que se fundiu a BOAC em 1974 para formar a atual British Airways.

Segundo a companhia, o A319 decorado usa o mesmo tema da BEA utilizado entre 1959 e 1968 em rotas domésticas e pela Europa. No entanto, há uma diferença significativa com a réplica: a aeronave tem a parte superior da asa pintada de cinza, em vez do tradicional vermelho, para atender aos requisitos atuais de refletividade da pintura das asas.


O jato especial foi preparado na própria seda da British Airways, em Heathrow. Também na segunda-feira a aeronave já estreou suas novas cores em voos para Manchester. Depois disso, a companhia britânica informou que o A319 com pintura da BEA continuará a atender rotas em todo Reino Unido e na Europa. O tema será mantido no avião até sua retirada de serviço, em 2020.

“Foi outro dia muito especial, quando recebemos o A319 com o tema da BEA em Heathrow esta manhã, que faz parte da nossa frota de patrimônio centenário. Mais uma vez, havia enormes multidões ao longo da cerca do perímetro para ver a chegada da aeronave, o que mostra o quanto as pessoas estão empolgadas com relação a esses projetos. Estamos impressionados com o feedback positivo de clientes e colegas”, disse Alex Cruz, Chairman e CEO da British Airways.

(British Airways)

A British European Airways operou entre 1946 e 1974, até ser absorvida pela BOAC para formar a atual British Airways (British Airways)

O A319 com a pintura da BEA é o segundo avião comemorativo preparado pela British Airways para celebrar seus 100 anos na aviação comercial. O primeiro foi o Boeing 747-400 com o tema BOAC, apresentado em janeiro. Até o final deste mês a empresa confirmou que vai apresentar mais um 747 para celebrar a ocasião, desta vez com o tema da British Airways Landor. Haverá também uma quarta aeronave com mais uma pintura especial, que ainda não foi revelada.

Dois Vickers Vanguard da BEA fotografados em Heathrow em 1955 (Arpingstone)

Dois Vickers Vanguard da BEA fotografados em Heathrow em 1955 (Arpingstone/Creative Commons)

Veja mais: British Airways substituirá seus 747 pelo novo Boeing 777X