Boeing F-15SE Silent Eagle

A Boeing de St. Louis revelou ontem a versão F-15 Silent Eagle (F-15SE) com uma nova configuração projetada para atender necessidades futuras de clientes internacionais segundo o fabricante americano. “O F-15SE foi projetado para atender a nossos clientes internacionais antecipando as expectativas de custo/benefício para obtenção de tecnologia stealth assim como uma larga e diversificada gama de armamentos”, disse Mark Bass, vice-presidente para o programa F-15 da Boeing.
“As inovações do Silent Eagle são balanceadas, um projeto que se aproxima a necessidades futuras de sobrevivência”.
As melhorias de tecnologia stealth incluem revestimento e novo tratamento estrutural na aeronave além de adição do reprojeto dos tanques conformais de combustível (CFT) que permite a instalação interna de armamento. Dependendo da especificação da missão, o novo usuário do CFT pode transportar carga interna ou mudar para tanque convencional para otimização de capacidade de combustível e transporte de armamento externo.

Boeing F-15SE Silent Eagle

O Silent Eagle estará habilitado para transportar internamente mísseis ar-ar como o AIM-9 e AIM-120 e bombas ar-solo como as Joint Direct Attack Munition (JDAM) e Small Diameter Bomb (SDB). As derivas sofreram melhoria no projeto o que segundo o fabricante, promovem eficiência aerodinâmica como sustentação e redução no peso estrutural.



Boeing F-15SE Silent Eagle

Outra melhoria aerodinâmica e a instalação do Sistema de Controle de Voo Digital, que gerencia a estabilidade em voo e reduz o arrasto da aeronave. A Boeing completou um protótipo de conceito com o CFT (foto) e planeja voar para ensaios no início de 2010 incluindo um lançamento de míssil.