Segundo a Boeing, o mercado de assentos para aviões movimentou US$ 4,5 bilhões em 2017

Segundo a Boeing, o mercado de assentos para aviões movimentou US$ 4,5 bilhões em 2017 (Thiago Vinholes)

A Boeing anunciou nesta semana a criação de uma parceria estratégica com o grupo Adient, da Alemanha, para a formação da Adient Aerospace, uma nova fabricante de assentos para aviões. Segundo comunicado dos grupos, o novo empreendimento vai oferecer um portfólio de produtos para companhias aéreas e empresas de locação de aeronaves, e também para instação em novos aviões ou em modelos atualizados, produzidos pela Boeing ou outros fabricantes.

A Adiant é atualmente a maior fabricante de assentos automotivos do mundo. A Recaro, famosa marca de bancos esportivos, é um dos nomes sob comando do grupo alemão.



“Os assentos têm sido um desafio persistente para os nossos clientes, a indústria e a Boeing, e estamos tomando medidas para ajudar a resolver os constrangimentos no mercado. A Adient Aeroespacial alavancará a liderança da Boeing na indústria e uma compreensão profunda das necessidades dos clientes e dos requisitos técnicos, para fornecer assentos de qualidade superior para companhias aéreas e passageiros em todo o mundo”, disse Kevin Schemm, vice-presidente sênior de finanças e operações da Boeing Commercial Airplanes.

“A Adient possui um forte conjunto de competências transferíveis que oferecerão uma oportunidade única de criar valor para nossa empresa e para a Boeing, nossos acionistas e o mercado de aeronaves comerciais em geral”, disse o presidente e CEO da Adient, Bruce McDonald. “Para melhorar a experiência do cliente para os passageiros, companhias aéreas e fabricantes de aviões comerciais, aplicaremos nossa experiência incomparável para conforto e artesanato, juntamente com nossa reputação de excelência operacional”.

A sede operacional, centro tecnológico e planta de produção inicial da Adient Aerospace estará localizada em Kaiserslautern, na Alemanha, cidade próxima ao grande centro comercial de Frankfurt. O centro inicial de atendimento ao cliente da empresa será baseado em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos.

Adiant é o participante maioritário da nova empresa, com 50,01% das ações, enquanto a Boeing detém os 49,99% restantes. Analistas do setor prevêem que o mercado de assentos de aeronaves comerciais cresça de aproximadamente US $ 4,5 bilhões em 2017 para US $ 6 bilhões em 2026.

Embraer também produz assentos de avião

A Embraer também possui uma divisão dedicada ao desenvolvimento e produção de assentos para aviões, a Embraer Aero Seating Technologies. A empresa fica baseada em Titusville, na Florida, Estados Unidos, e sua especialidade é produção de poltronas de alto padrão, como as usadas em jatos executivos ou primeiras classes de companhias aéreas.

Veja mais: Emirates assina acorda para adquirir até 36 Airbus A380