Boeing 787 ZA002 com a pintura da All Nippon Airways

Mais uma vez, a Boeing anunciou um atraso no cronograma de lançamento do 787, seu mais importante avião dos últimos 20 anos. Dois protótipos já estão prontos e encontravam-se em preparação final para o primeiro voo – previsto para o dia 30 de junho – mas foi descoberta uma fraqueza na estrutura do jato que inviabilizou toda a programação.

Agora, a Boeing corre contra o tempo para descobrir uma solução para o desgaste prematuro de partes da junção entre a fuselagem e a asa que foram detectados nos últimos dias.


Mesmo não prevendo uma nova data para o voo inaugural, a empresa disse que levará semanas para terem uma ideia mais clara sobre o novo cronograma.

O Boeing 787 promete revolucionar a aviação comercial quando entrar em serviço, mas essa data já está mais de dois anos atrasada em relação ao primeiro planejamento. A All Nippon Airways, cliente lançadora do modelo, deveria colocá-lo em operação em março de 2010, sem dúvida, uma estimativa muito otimista da Boeing na época do lançamento.

Apesar de 58 cancelamentos, o 787 ainda acumula 866 encomendas firmes.