A viagem ao redor da Lua deve durar de 4 a 5 dias, disse Elon Musk (SpaceX)

A viagem ao redor da Lua deve durar de 4 a 5 dias, disse Elon Musk (SpaceX)

A SpaceX revelou nessa segunda-feira (18) a identidade do primeiro turista que fará uma viagem ao redor da Lua: o bilionário japonês Yasaku Maezawa. Mas ele não comprou apenas uma passagem, mas sim fretou toda a espaçonave da agência espacial privada. O empresário planeja levar de seis a oito artistas na missão.

“Quero compartilhar essa experiência e as coisas com o maior número de pessoas possível”, disse Maezawa em entrevista coletiva na sede da agência espacial privada, em Hawthorne, na Califórnia. “Eu, então, escolho ir à Lua com artistas.”


Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, contou durante o evento que a viagem ao redor da Lua deve levar de quatro a cinco dias. “Ainda vamos realizar alguns voos não tripulados ao redor da Lua. É muito importante testar esses veículos antes de colocar alguém para voar neles.”

O bilionário japonês e sua turma de artistas viajarão no Big Falcon Rocket (BFR), nave que SpaceX ainda está desenvolvendo. Os primeiros testes de lançamentos estão programados para começarem a partir de 2019. Já a voo turístico até a Lua é previsto para 2023, embora Musk tenha dito não ter certeza sobre esse prazo .

Maezawa ainda contou que planeja trabalhar com a equipe da SpaceX para selecionar seus companheiros de viagem. Não só isso, o magnata japonês ainda encorajou Elon Musk a acompanhá-lo no voo até a Lua. “Se eu pedir, por favor diga sim”, disse o empresário ao dono da SpaceX. “Até onde eu vou, não tenho certeza. Talvez nós dois estamos nisso”, disse Musk.

Yasaku Maezawa é a 14° pessoa mais rica do Japão (SpaceX)

A fortuna de Yasaku Maezawa é estimada em US$ 2,9 bilhões (SpaceX)

Perguntado a respeito da escolha de levar artistas em sua viagem, Maezawa questionou o público e falou sobre o que John Lennon, Coco Chanel, Michael Jackson ou Andy Warhol poderiam ter criado se tivessem visto a Lua de perto – somente 14 homens pisaram na Lua: 13 militares e um geólogo.

O empresário japonês já fez um pagamento para a missão turística, mas os valores do acordo não foram divulgados. “O dinheiro vai até a altura da boca dele”, disse Musk, descrevendo o “tamanho” do investimento.

O voo ao redor da Lua será realizado com a espaçonave Big Falcon Rocket (SpaceX)

O voo ao redor da Lua será realizado com a espaçonave Big Falcon Rocket (SpaceX)

Segundo a Forbes, o patrimônio de Yasaku Maezawa é estimado em US$ 2,9 bilhões. O empresário, a 14° mais rica do Japão, construiu sua fortuna com o comércio eletrônico, incluindo a maior loja online de roupas do mercado japonês, a Zozotown. Maezawa também é músico e dos maiores colecionadores de obras de arte do mundo.

O anúncio do voo espacial turístico veio durante um momento em que a SpaceX corre para cumprir os prazos da NASA para iniciar os voos até a Estação Espacial Internacional. A companhia Elon Musk deve iniciar no próximo ano os testes com o foguete Falcon 9 transportando a espaçonave Crew Dragon, projetada para transportar até sete astronautas.

Veja mais: As diferentes faces do Boeing 747