BAe Nimrod MRA4

A BAE Systems acionou os motores do primeiro dos nove Nimrod MRA4 de série de uma encomenda feita pela Força Aérea Real Britânica, e disse que a aeronave plataforma de busca marítima entrará em serviço em 2010.

A aeronave PA4 está agora 93% completa nas instalações da BAE Woodford em Cheshire, e espera realizar o primeiro vôo da aeronave no início do próximo ano, seguindo a instalação do equipamento do sistema de missão, disse a empresa inglesa. A energia foi testada foi ligada “sem problemas”, a empresa acrescentou. Também encontram-se mais duas células em produção e o programa de desenvolvimento de mais uma segunda versão de desenvolvimento, o PA2, que usará os mesmos equipamentos de navegação e comunicação da versão anterior.


Três dos protótipos MRA4 de desenvolvimento já acumularam mais de 1.300 horas de vôo de mais de 400 vôos completados, e o fabricante disse que “a qualificação dos sistemas da aeronave está quase completa”.

“A aeronave demonstrou excelente disponibilidade”, disse o diretor gerente do programa Nimrod MRA4, Steve Timms, que salientou que o protótipo PA1 estabeleceu um recorde de 25 vôos em um período de apenas duas semanas.