(Embraer)

Azul espera receber seis unidades do E195-E2 em 2019 (Embraer)

Começou a contagem regressiva para a estreia do maior avião comercial projetado no Brasil. Em contato com o Airway, a companhia aérea Azul ainda não determinou uma data exata para a chegada da aeronave, mas confirmou que espera receber seu primeiro E195-E2 da Embraer no início de setembro. A empresa brasileira será o cliente de lançamento do novo jato.

A Azul vai receber um total de 51 exemplares do E195-E2 avaliados em cerca de US$ 3,2 bilhões. O plano da companhia é substituir todos os E195 da frota atual pelo novo modelo até 2021. As aeronaves encomendadas pela companhia serão configuradas para receber 132 passageiros, 14 ocupantes a mais que o jato da primeira geração usados pela empresa.


Além de transportar mais passageiros, a Azul também espera baixar significativamente seus custos operacionais com aeronaves desse porte. O E195-E2 é até 20% mais eficiente em consumo de combustível comparado ao E195 da primeira geração. Já na conta por assentos-quilômetro, os gastos são 26% inferiores, segundo dados da Embraer.

As principais novidades do E195-E2 que ajudam a reduzir os custos de operação são os novos motores mais eficientes, o sistema de controles 100 % computadorizados (o chamado “full fly-by-wire”) e as asas redesenhadas e com maior envergadura. Com essas mudanças, o avião ganhou mais 540 km de alcance e agora pode percorrer até 4.800 km.

O primeiro avião destinado a Azul já está praticamente finalizado na fábrica da Embraer em São José dos Campos (SP). Em abril, a aeronave foi flagrada na linha de produção com uma pintura especial que exalta as qualidades do novo jato. Um segundo modelo também encontra-se em estágio avançado de montagem e já ostentando a pintura tradicional da companhia, como o Airway pode conferir em visita a sede da fabricante em junho.

A Azul vai substituir todos E195 pelo novo modelo E2 até 2021

O primeiro E195-E2 da Azul vai estrear com uma pintura especial exaltando as qualidade do novo projeto

O E195-E2 será o segundo modelo da série E2 da Embraer a chegar ao mercado. Em abril do ano passado, a companhia Widerøe, da Noruega, iniciou os primeiros voos comerciais com o E190-E2. A nova família de aeronaves ainda contempla o E175-E2, que deve estrear em meados de 2021.


Mais novidades

Outro novo avião que a Azul deve receber nos próximos meses é o Airbus A321neo, o maior modelo da série A320neo. A empresa ainda esconde o jogo sobre quantas unidades vai receber, mas sabe-se que os jatos serão configurados para embarcar até 240 passageiros.

Veja mais: Boeing 737 MAX da Ryanair é flagrado com outro nome